9 mois ferme

9 Mois Ferme
Gravidez de Alto Risco (prt)
Uma Juíza sem Juízo (bra)
 França
2013 •  cor •  82 min 
Gênero ação
comédia
Direção Albert Dupontel
Codireção Catherine Bozorgan
Elenco Sandrine Kiberlain
Albert Dupontel
Bouli Lanners
Yolande Moreau
Jean Dujardin
Terry Gilliam
Ray Cooper
Gaspar Noé
Jan Kounen
Música Christophe Julien
Cinematografia Albert Dupontel
Diretor de fotografia Vincent Mathias
Figurino Mimi Lempicka
Companhia(s) produtora(s) Manchester Films
Wild Bunch
France 2 Cinéma
Cinéfrance 1888
Stadenn Productions
Distribuição França Wild Bunch
Portugal Outsider Films
Brasil Europa Filmes
Lançamento França 16 de outubro de 2013
Portugal 8 de maio de 2014
Brasil 26 de junho de 2014
Idioma francês
Orçamento €7,120,000
Receita €25,905,367

9 Mois Ferme (Gravidez de Alto Risco (título em Portugal) ou Uma Juíza sem Juízo (título no Brasil)) é um filme francês de comédia de ação escrito, dirigido e estrelado por Albert Dupontel. Foi nomeado para seis categorias na 39ª edição do César du cinéma como Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor por Dupontel, ganhando o Melhor Actriz pela actuação da protagonista Sandrine Kiberlain e Melhor Argumento Original.[1][2] O filme foi lançado nos cinemas franceses em 16 de outubro de 2013.

Em Portugal o filme foi lançado em 8 de maio de 2014 sob a distribuição da Outsider Films e no Brasil em 26 de junho de 2014 distribuído pela Europa Filmes. Posteriormente, o filme foi exibido pela HBO Brasil com o título alternativo Grávida de 9 meses[3].

Ariane Felder é uma juíza solteira que leva sua profissão a sério. Na primeira véspera do ano é forçada por seus colegas a beber demais e perde o controle de si mesma. Seis meses depois, ela descobre que está grávida, mas não sabe a identidade do pai. Primeiro ela achava que era o juiz Bernard, um colega empreendedor demasiado brando com ela. No entanto, ela conduz uma investigação com os registos de vídeo de vigilância da polícia, e descobre que o pai de seu filho é o famoso Robert Nolan, também conhecido como "Bob Nolan", o assaltante, acusado de ter mutilado e cometido canibalismo a um idoso. Bob Nolan, quando é preso, a juíza vai até ele e o reconhece no interrogatório, ele sem saber que a criança é dele, propõe um acordo com ela, para ajudá-lo a provar sua inocência.

Albert Dupontel e Sandrine Kiberlain na ante-estreia do filme, em 17 de setembro de 2013 na cidade de Lião.

Reconhecimento

[editar | editar código-fonte]
Sandrine Kiberlain, recompensada pelo prémio César de melhor atriz.

Referências

  1. «Berenice Bejo, Lea Seydoux, Roman Polanski Among France's Cesar Awards Nominees». Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 1 de fevereiro de 2014 
  2. «France's Cesar Awards: 'Me, Myself and Mum' Wins Best Film». Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 1 de março de 2014 
  3. «HBO MAX - Grávida de 9 meses». HBO MAX. Consultado em 23 de abril de 2019 
  4. 15ème palmarès des Étoiles d'or du cinéma français (2014) Arquivado em 15 de abril de 2012, no Wayback Machine. 25 de fevereiro de 2014 (em francês)
  5. Ecrannoir.fr ; 8 films sélectionnés pour le Prix Louis Delluc 2013 29 de outubro de 2013 (em francês)