EMBRAER | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aeródromo Gavião Peixoto | ||||||||||
ICAO: SBGP | ||||||||||
Características | ||||||||||
Tipo | Empresa | |||||||||
Administração | Embraer | |||||||||
Localização | Gavião Peixoto, SP, Brasil | |||||||||
Inauguração | 17 de outubro de 2001 (23 anos) | |||||||||
Coordenadas | 21° 45′ 52″ S, 48° 24′ 17″ O | |||||||||
Altitude | 609 m (1 998 ft) | |||||||||
Mapa | ||||||||||
Localização do aeroporto no Brasil | ||||||||||
Pistas | ||||||||||
1
| ||||||||||
Notas | ||||||||||
Dados do DECEA[1] |
A pista do aeródromo Gavião Peixoto (estado de São Paulo) é a pista de pouso e decolagem asfaltada mais longa das Américas, com 4 967 metros de comprimento por 45m de largura.[2] No mundo, seu comprimento é inferior apenas ao das seguintes pistas:
No entanto, somente 3 000m de comprimento e 45m de largura estão homologados pela ANAC para pousos e decolagens,[nota 1] sendo o restante utilizável somente como área de parada.[2] A largura da área asfaltada além das faixas laterais é variável, chegando a 95m na parte central.
Esse aeródromo fica localizado na unidade de Gavião Peixoto da Embraer e é utilizado nos "ensaios em voo" para desenvolvimento, certificação e testes das aeronaves em produção.[6]