O Allgemeine musikalische Zeitung (Jornal de Música Geral) foi um periódico em língua alemã publicado nos séculos XVIII e XIX. Comini (2008) o chamou de "o mais importante periódico musical de língua alemã de seu tempo".[1] Ele resenhava eventos musicais ocorrendo em muitos países, concentrando-se nas nações de língua alemã, mas também cobrindo França, Itália, Rússia, Grã-Bretanha e até ocasionalmente a América.[2]
O periódico apareceu em duas séries: uma revista semanal publicada entre 1798 e 1848, e uma versão ressuscitada que durou de 1866 a 1882.[3] A editora foi Breitkopf & Härtel em Leipzig para o primeiro período de publicação e para os três primeiros anos do segundo período; no restante de sua história, o periódico foi publicado pela J. Reiter-Biedermann.[3] Por um tempo durante a segunda era foi chamado de Leipziger Allgemeine musikalische Zeitung ("AmZ de Leipzig").
Muito material importante apareceu na revista, incluindo a primeira versão serializada da biografia de Joseph Haydn de Georg August Griesinger, e artigos do estudioso Gustav Nottebohm e do crítico Eduard Hanslick.[3] A revista empregou o famoso crítico E.T.A. Hoffmann e publicou sua influente resenha da Quinta Sinfonia de Beethoven. Tanto Robert Schumann quanto Franz Liszt publicaram na revista.
Os editores do Allgemeine musikalische Zeitung durante seu primeiro período de 50 anos foram:[2]
O Répertoire international de la presse musicale publicou volumes em ambas as séries: