Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Junho de 2018) |
Banesco Banco Universal C.A. é uma instituição financeira de capital venezuelano que tem a sede principal na cidade de Caracas. O banco forma parte da Asociación Bancaria de Venezuela (Associação Bancaria da Venezuela).
Tem uma rede de 340 pontos de atenção na Venezuela, mais de 115.000 pontos de venta y 1.377 de caixas automáticas. Com mais de 6 milhões de clientes, na atualidade, é o grupo bancário com maior importância do setor privado da Venezuela e o segundo no setor bancário tudo, fechando 2017 com uma quota de mercado de 21.32% em ativos totais e de 18.3% em carteira de créditos.
Banesco Banco Universal tem suo primer elo na criação de Escotet Casa de Bolsa em 1986. No setor bancário, começou sua atividade na Venezuela em 1992, através da aquisição e toma do control de um banco regional denominado Grupo Bancentro, que depois se chamou Grupo Financiero Banesco. Desde então, os fundadores da instituição fizeram fusões e aquisições de instituições financeiras na Venezuela, tornando-se em Banesco Banco Universal em 2002. Os principais fatos na história de Banesco foram os seguintes:
O processo de internacionalização da marca Banesco começou no período 1992-1993, com a fundação de um banco em Panamá e outro em Porto Rico, cada um com licença internacional. Desde então, se tem incrementado sua presencia fora da Venezuela, estabelecendo-se nos Estado Unidos (unicamente no estado da Florida) Panamá, República Dominica, Colômbia e Espanha. Se tem a intenção de seguir consolidando sua presença no mercado hispano-americano.
A Junta Diretiva de Banesco está integrada, ao momento de escrever esta secção por:
As seguintes empresas formam parte de Banesco Grupo Financiero Internacional, cada uma delas opera de forma independente e de acordo com as legislações de cada país:
O banco tem participação no país tudo com 340 sucursais bancarias. Das quais, as que se detalham a seguir, as duas primeiras são pertencentes a Banesco:
É o edifício onde se encontram os escritórios principais, na cidade de Caracas, na instalação onde antigamente esteve a loja departamental Sears Roebuck da Venezuela, até que se retirou do país e foi adquirida por outra companhia chamada Maxy’s, Banesco adquiriu o imóvel e em 2004 o reabriu baixo o concepto de aproveitamento de espaços horizontais e abertos, o que permite manter as células corporativas totalmente próximas.
Graças às mudanças feitas, Ciudad Banesco se converteu num edifício ecológico, porque se usaram materiais que não afeitam ao entorno. Ciudad Banesco recebeu o Premio Anual Construcción 2004 (Prêmio Anual de Construção 2004), outorgado pela Cámara de la Construcción de Venezuela (Câmara da Construção da Venezuela).
É uma instalação que consiste em dois edifícios localizados em Caracas, no setor El Rosal, ambos os edifícios funcionaram como sede principal de Banesco até 2004, quando a sede mudou para Ciudad Banesco, embora ainda tem oficinas do banco.
Esta torre está situada na Avenida Universidad, no centro da cidade de Caracas. Inicialmente se chamou “Torre Unión”, propriedade da antiga entidade bancaria Banco Unión, que, após da fusão com Caja Familia (do Grupo Banesco) se transformou em Unibanca. Depois de finalizar a fusão com Banesco, a torre foi vendida ao Governo Venezuelano. Atualmente funciona como a sede do Ministerio de Educación Universitaria, Ciencia y Tecnología (Ministério de Educação Universitaria, Ciência y Tecnologia).
Onde ficavam as abóbadas, no antigo Banco Unión, agora opera uma imprensa de livros gratuitos dos distintos entes governamentais, também é sede da Fundación Impresa Cultural (Fundação Imprensa Cultural) e sede adjunta da Imprenta Nacional (Imprensa Nacional), onde se imprime a Gaceta Oficial de la República Bolivariana (Boletim Oficial da República). Anexo à entrada principal, existe uma pequena praza que antigamente se chamava “Plaza Unión” (Praza União), mas a mediados do 2000, mudou se nome a “Plaza Unibanca” e, logo de concretar a compra do edifício por parte do Governo Venezuelano, ahora é conhecida como “Plaza de los Saberes” (Praza dos Saberes).