Base Dulce é uma suposta instalação subterrânea alienígena sob a cidade de Archuleta Mesa, na fronteira Colorado-Novo México, perto da cidade de Dulce, Novo México, nos Estados Unidos. As alegações de atividade alienígena surgiram do empresário da cidade de Albuquerque, Paul Bennewitz.[1]
Em 1979, Bennewitz se convenceu de que estava interceptando comunicações eletrônicas de naves espaciais alienígenas. Na década de 1980 acreditava que havia descoberto uma base subterrânea perto de Dulce. A história se espalhou rapidamente dentro da comunidade ufológica e, em 1990, o ufólogo John Lear alegou que tinha confirmações independentes da existência da base.
O cientista político Michael Barkun alega que durante a Guerra Fria as instalações subterrâneas de mísseis na área deram uma certa plausibilidade aos rumores, tornando a história da Base Dulce uma "lenda atraente" para a Ufologia, e que as alegações de experiências com abduzidos, guerra entre alienígenas e atuação da Força Delta sob a Base Dulce "é algo mais surreal do que qualquer relato de base alienígena subterrânea já descrito."
De acordo com Paul Bennewitz, a Base Dulce seria ligada através de um túnel em Los Alamos, com o objetivo de conectar inúmeras outras instalações secretas subterrâneas, onde é gerenciada por complexo de metrôs. De acordo com alguns ufólogos, a base realmente existe e é encoberta pelos militares e pelo governo. Seria uma central para o estudo de espécies exóticas, novos aviões de últimas gerações e aparelhos inovadores. Atualmente a existência dessa base é apenas uma questão de especulação. Não há nem fotos nem vídeos como prova de sua existência. Ufólogos argumentam abertamente que as tecnologias a laser seriam o resultado de uma cooperação entre humanos e alienígenas, mas entra nessa lista também, segundo eles, os transístores, equipamentos de microondas, plasma, entre outras.
Antes da notoriedade do caso através de Paul Bennewitz, outros estudiosos destacaram muitos casos de avistamento de OVNIs. Os moradores ainda presenciaram casos de rapto e mutilação de gado. De acordo com alguns teóricos da conspiração, a Base Dulce seria uma daquelas instalações em que seriam levados os sequestrados.