Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2011) |
Brian Deegan (Omaha, Nebraska, 9 de maio de 1975) é um piloto profissional de Motocross Freestyle e membro fundador do grupo Metal Mulisha. Deegan é o piloto com mais medalhas na historia dos X-Games, com 10 medalhas no total (três de ouro e sete de bronze).
Deegan foi o primeiro piloto a realizar um "360" (rotação horizontal completa da moto) em competição, no X-Games de 2003; Deegan deu o nome de "Mulisha Twist" à manobra. Em 2004, no Winter X-Games, Deegan sofreu um acidente tentando o 360, quebrando um fêmur e ambos os pulsos. Ele voltou ao esporte seis meses depois. Deegan é um dos maiores nomes da história dos esportes de ação, sendo o maior medalhista que já passou pelos X Games.
Para além de dar suporte aos pilotos, o grupo Metal Mulisha possui uma linha de roupas e outros acessórios relacionados. Deegan também tem uma linha de brinquedos chamada Hevy Hitters, que é distribuido por empresas de varejo como o Walmart, e recentemente juntou-se à Illektron para criar o Battlez FMX, um jogo de cartas coleccionáveis e dados com a participação de Deegan, Todd Potter e Jeremy Lusk.
Ele já foi dono do mais conhecido e respeitado Parque de FMX, o Compound, que vendeu em para Nate Adams. Nos X-Games de 2007, Deegan afirmou que por vezes se arrepende de o ter feito.
Deegan foi preso em 7 de fevereiro de 2009, acusado de ter acertado um homem no rosto com um copo em um clube noturno no Condado de Orange, Califórnia. Ele é casado com Marissa Deegan e tem 2 filhos, uma filha, Hailie, e um filho, Haiden.