A Burgess Company foi uma fabricante de aviões dos Estados Unidos que atuou entre 1910 e 1918.
Tendo iniciado como um empreendimento secundário de um industrial do setor naval, ela foi a primeira empresa dos Estados Unidos a ser licenciada para produzir aviões.
Seus primeiros produtos foram modelos da Wright Company, mas produziu também modelos da Curtiss e de Dunne, além de modelos próprios.
A Burgess Company foi incorporada em 1910 como Burgess Company and Curtis, Inc., como um empreendimento secundário do estaleiro W. Starling Burgess, de Marblehead, Massachusetts.
A Burgess Company foi a primeira fabricante de aviões licenciada dos Estados Unidos. Em 1 de fevereiro de 1911 ela recebeu a licença para fabricar os aviões da Wright Company, que detinha várias patentes aeronáuticas. A Burgess deveria pagar taxas de $ 1.000 por avião e $ 100 por voo de exibição à Wright.[1]
Em 1912, a Burgess equipou alguns dos Wright Model F que fabricava com flutuadores, contrariando o acordo de licença que só admitia a fabricação de cópias exatas dos modelos originais. O acordo de licença com a Wright foi encerrado em comum acordo em janeiro de 1914.
Naquele mesmo mês de janeiro de 1914, a companhia passou a ser denominada Burgess Company, uma troca visando evitar confusão com a Curtiss Aeroplane and Engine Company. O maior acionista e tesoureiro continuou sendo Greeley S. Curtis. Starling Burgess projetou e fez os voos de teste dos aviões que eram fabricados em Marblehead. Greeley S. Curtis era o consultor financeiro e de engenharia da companhia, e Frank H. Russell, antigo gerente da fábrica de Dayton da Wright Company, era o gerente geral de produção. A Burgess Company foi adquirida em 10 de fevereiro de 1914 pela Curtiss Aeroplane and Motor Company. A partir disso, a Burgess Company passou a atuar como subsidiária de produção dos aviões de treinamento naval da Curtiss no final de 1916, e continuou produzindo esses aviões sob o nome Burgess durante a Primeira Guerra Mundial, até que a sua principal unidade de produção fosse destruída por um incêndio em 8 de novembro de 1918.
A Burgess forneceu hidroaviões e outros tipos de aviões para os militares. O primeiro avião em configuração por tração adquirido pelo Exército dos Estados Unidos foi um Burgess H (S.C. No. 9) em agosto de 1912. Em setembro de 1913, um hidroavião Burgess Model F, baseado num Wright Model B modificado e com flutuadores, foi entregue ao Signal Corps para uso nas Filipinas para atender a uma escola de pilotagem. O mesmo avião (S.C. No. 17) em dezembro de 1914 foi o primeiro do exército a demonstrar a comunicação de rádio terra-ar nos dois sentidos.
A Burgess Company construiu vários modelos para os militares dos Estados Unidos, incluindo uma longa série de Curtiss N-9 sob contrato para a sua empresa líder em 1916, construindo 681 deles para a marinha. Outros modelos fabricados pela Burgess incluíram: