O piloto da Prema Racing, Oscar Piastri, ganhou o título do Campeonato de Pilotos na rodada de Mugello, a etapa final da temporada.[1] A Prema Racing se tornou bicampeã do Campeonato de Equipes com uma rodada de antecedência.
Os seguintes pilotos e equipes competiram no Campeonato de Fórmula 3 da FIA de 2020. Todas as equipes competiram com um chassi idêntico, construído pela Dallara e equipado com um motor Mecachrome.
O calendário do Campeonato de Fórmula 3 de 2020 foi composto por nove etapas. A categoria realizaria sua primeira rodada da temporada no Circuito Internacional do Barém, em 21 se março, que seria realizada pela primeira vez neste circuito, enquanto a rodada do Circuito Paul Ricard seria substituída por uma rodada no Circuito de Zandvoort.[33] Entretanto, sua estreia ocorreu somente em 4 de julho no Red Bull Ring devido a pandemia de COVID-19 que provocou grandes mudanças no calendário.[34][35][36]
O campeonato alterou os sistemas de pontuação e grid para a segunda corrida. Os dez primeiros colocados na primeira corrida recebiam todos pontos e tinha seus lugares invertidos na grid da segunda corrida.[38]
Os pontos eram atribuídos aos dez melhores classificados em ambas as corridas, mas com menos pontos disponíveis na segunda corrida. O pole-sitter da primeira corrida também recebia quatro pontos, e dois pontos eram concedidos ao piloto que fazia a volta mais rápida entre os dez primeiros colocados nas corridas 1 e 2. Nenhum ponto extra era concedido ao pole-sitter da corrida 2, pois o grid de largada para a segunda corrida era baseado nos resultados da primeira corrida com os dez melhores pilotos, tendo suas posições invertidas.[42]
↑Sebastián Fernández é um piloto venezuelano que compete sob uma licença espanhola.
↑Clément Novalak é um piloto franco-suíço que compete sob uma licença britânica.
↑Jake Hughes marcou a volta mais rápida, mas terminou fora dos 10 primeiros, portanto, não se qualificou para marcar pontos pela volta mais rápida.
↑Bent Viscaal cruzou a linha de chegada em primeiro, mas ele sofreu duas penalidades de cinco segundos.[39]
↑Dennis Hauger marcou a volta mais rápida, mas terminou fora dos 10 primeiros, portanto, não se qualificou para marcar pontos pela volta mais rápida. Com os pontos ficando com Oscar Piastri.
↑Jake Hughes marcou a volta mais rápida, mas terminou fora dos 10 primeiros, portanto, não se qualificou para marcar pontos pela volta mais rápida. Com os pontos ficando com Théo Pourchaire.
↑Alex Peroni marcou a volta mais rápida, mas terminou fora dos 10 primeiros, portanto, não se qualificou para marcar pontos pela volta mais rápida. Com os pontos ficando com Frederik Vesti.
↑Clément Novalak marcou a volta mais rápida, mas terminou fora dos 10 primeiros, portanto, não se qualificou para marcar pontos pela volta mais rápida. Com os pontos ficando com Alexander Smolyar.
↑Théo Pourchaire originalmente conquistou a pole position, no entanto, ele recebeu uma penalidade de cinco posições no grid por pilotar desnecessariamente devagar.[40]