Na teoria dos conjuntos, um cardinal Woodin (nomeado em homenagem ao matemático, William Hugh Woodin[nota 1]) é um número cardinal λ tal que para todas as funções:
- f : λ → λ
existe um cardinal κ < λ com
- {f(β)|β < κ} ⊆ κ
e uma incorporação elementar[nota 2]
- j : V → M
a partir de V em um modelo interno transitivo M com o ponto crítico κ e
- Vj(f)(κ) ⊆ M.
Uma definição equivalente é a seguinte: λ é Woodin se e apenas se λ é altamente inacessível e para todos onde existe um < λ que é --forte.
sendo --forte significa que, para todos os ordinais α < λ, existe um que é uma incorporação elementar com ponto crítico , , e .
Um cardinal Woodin é precedido por um conjunto estacionário de cardinais mensuráveis e, portanto, é um cardinal Mahlo.[1]
Notas e referências
Notas
- ↑ William Hugh Woodin (nascido em 23 de abril de 1955) é um matemático americano e teórico de conjunto da Universidade da Califórnia, Berkeley.
- ↑ Na teoria dos modelos, um campo dentro da lógica matemática, duas estruturas M e N da mesma assinatura σ são chamadas elementaridade equivalente, desde que obedeçam a mesma sentença σ de primeira ordem. Assim, uma incorporação elementar de uma estrutura de N em uma estrutura de M da mesma assinatura σ é um mapa h: N → M tal que para cada fórmula σ de primeira ordem (x1, …, xn) e todos os elementos a1, …, an de N,
- N φ(a1, …, an) implica M φ(h[a1], …, h[an]).
Referências
- ↑ What is a Woodin Cardinal? por John R. Steel 2007 [[1]]