O Castelo de Pilsbury era um castelo normando localizado em Derbyshire, perto da atual vila de Pilsbury, com vista para o rio Dove.
O Castelo de Pilsbury ocupava uma área elevada de aproximadamente 175 por 150 jardas (160 por 137m), com vista para o rio Dove, perto da vila de Pilsbury.[1] O castelo era, provavelmente, uma fortificação da Idade do Ferro, antes de ser usado pelos normandos. E o nome "Castelo de Pilsbury" deriva do "pil" celta, do "bury" saxão e do "castel" normando, significando "local fortificado".[2] No início da era medieval, o castelo estaria localizado ao longo da rota do rio Dove e também daria vista a uma importante rota de passagem.[2]
Os normandos construíram um respeitável castelo do tipo "motte e balley" no local, e várias teorias foram apresentadas sobre quando e quem o fez. Uma delas é a de que o castelo fora construído nos anos subsequentes à conquista normanda da Inglaterra. A área ao redor de Pilsbury foi concedida a Henry de Ferrers pelo rei William; a área foi devastada durante o saque do Norte, e o castelo pode ter sido construído na sequência, por Henry, para estabelecer controle.[2] Henry construiu outros castelos em Tutbury e Duffield, tornando Pilsbury parte desse conjunto de fortificações do século XI.[2] Uma teoria alternativa sugere que tenha sido construído por Robert de Ferrers, ou pelo seu pai, no período conhecido como "A Anarquia", pois, enquanto os Ferrers apoiavam Stephen da Inglaterra, o vizinho, Conde de Chester, apoiava a Imperatriz Matilda.[3]
O castelo em si inclui uma colina e dois recintos do tipo bailey, de aproximadamente 40 e 45 metros de diâmetro, respectivamente.[2] Tinha defesas de madeira, valas e outras obras de terraplanagem.[2] O castelo parece ter sido abandonado nos anos seguintes, e é possível que tenha sido destruído após a participação de William de Ferrers na Revolta de 1173-74. Ou pode ter sido abandonado quando as terras passaram para o Ducado de Lancaster, depois de o sexto Conde ter sido desapossado. Como tese alternativa, o castelo pode, simplesmente, ter se tornado obsoleto, à medida que Hartington, nas proximidades, crescia em importância, e a vila de Pilsbury se tornava cada vez mais despovoada.
No século XX, restou pouco para se ver, exceto um monte em uma saliência de calcário e os restos de vários trabalhos de terraplenagem. No início do presente século, porém, pesquisas arqueológicas revelaram as fundações do castelo.
O local é tido como um monumento marcado.[2][4]