Central Uruguay Railway Cricket Club

CURCC
Nome Central Uruguay Railway Cricket Club
Alcunhas Carboneros
Peñarol
Fundação 28 de setembro de 1891 (133 anos)
Estádio Villa Peñarol
Competição Nenhuma
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Central Uruguay Railway Cricket Club (ou simplesmente CURCC) foi o antigo nome do clube atual o Peñarol; para outros, um clube que apenas deu origem, por meio de seus atletas, a este tradicional clube do futebol uruguaio.

Em 1891, Mister Roland Moor, presidente da companhia, decidiu criar uma instituição desportiva, destinada à prática do futebol, a que deu o nome de Central Uruguay Railway Cricket Club, o CURCC, sendo suas cores, o preto e amarelo da empresa ferro carril.

CURCC, 1900.

Uma corrente de pensamento defende a ideia de que em 1913, no decorrer de uma entusiasta assembléia, surgiu a ideia de mudar o nome do clube, de forma a ficar clara a sua "gênese uruguaia". O nome eleito era, sem contestação, o da povoação onde nascera: Peñarol. O time que iniciou o campeonato uruguaio de 1913 acabou esse campeonato já com o nome de Peñarol. Esta corrente é contestada, pois se alega que o CURCC não deixou de existir em 1913, apenas teve seu departamento de futebol desativado. Como argumentos para tal contestação, em abril de 1914, o CURCC teria jogado em um torneio amistoso em Santana do Livramento (RS), além do fato de que a AUF teria sido instada a declarar-se sobre os registros de desfiliação do CURCC, que datariam de 1915 (períodos em que o Peñarol já existia, o que provaria que se tratavam de duas associações distintas).

O clube gerou influência na eleição de outros clubes vizinhos, a exemplo do Club Almirante Brown da Argentina. A escolha das cores em 1912 foi fortuita, já que não havia nenhuma loja em San Justo que tivesse um jogo completo de camisas, a compra foi confiada a um de seus diretores fundadores, o Sr. Enrique Premoli, que trabalhava na cidade de Buenos Aires. Apesar de ter sido recomendado alguns projetos, apenas uma casa tinha à venda um conjunto completo de camisetas, com sete listras largas amarelo-laranja e pretas na testa do Central Uruguay Railway Cricket Club de Montevidéu, os argentinos adotando seus tons.[1]

Referências

  1. «Peñarol: o clube mais influente da América do Sul». ge. Consultado em 3 de fevereiro de 2021 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Central Uruguay Railway Cricket Club
Bandeira de UruguaiSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol uruguaios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.