Club de Deportes Lota Schwager

Lota Schwager
Nome Club de Deportes Lota Schwager S.A.D.P.
Alcunhas Lamparita
Mineros
Carboneros
Carboníferos
Lotita
Fundação 10 de Maio de 1966
Estádio Municipal Federico Schwager
Coronel, Chile
Capacidade 7.000
Presidente Chile Jaime Valdés
Treinador(a) Chile Marcelo Miranda
Patrocinador(a) Chile Essbio
Material (d)esportivo Chile Training
Competição Campeonato Chileno 2ª Divisão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club de Deportes Lota Schwager é um clube de futebol chileno, sediado na cidade de Coronel. Foi fundado no dia 10 de maio de 1966 depois da fusão dos clubes amadores Minas Lota e Federico Schwager. Suas tradicionais rivalidades são com o Fernández Vial, Deportes Concépcion, Ñublense e Naval.

O Club de Deportes Lota Schwager foi fundado em 1966, graças a fusão das equipes do Campeonato Regional de Concepción, Minas Lota e Federico Schwager, representantes das empresas carvoeiras, Schwager e Lota respectivamente.[1] Jogou ese mesmo ano a 2ª Divisão, conseguindo um 9º lugar.

Em 1969, sob o comando do técnico Isaac Carrasco, depois de 3 temporadas na 2ª Divisão, consegue seu primeiro título no profissionalismo, subindo pela primeira vez para a 1ª Divisão. Se manteve na 1ª Divisão até 1980, ano em que o clube terminou em 16º entre 18 equipes participantes, o que significou sua volta a 2ª Divisão.

Em 1987, sob o comando do técnico Juan Ganga, voltaria a 1ª Divisão depois de ser campeão novamente da 2ª Divisão, mas o clube só ficou 1 ano na 1ª Divisão, voltando imediatamente a 2ª Divisão.

Em 1994, com o Lota Schwager ainda na 2ª Divisão, o clube desaparece produto da crise das minas de carvão da região, principal fonte de sustentação do clube.

Na temporada de 1995, o clube muda seu nome para Deportes Lota e também de cidade, já que começa a jogar de local na comuna de Lota. Participa da 3ª Divisão até a temporada de 2000, quando por problemas com o município liderado por Jorge Venegas o clube desaparece da cidade mineira. A temporada mais destacada dessa época foi a de 1999 foi quando conseguiu ir pra Liguilla de Ascenso, conseguindo um sexto lugar.

No dia 14 de fevereiro de 2001, depois de 7 anos da sua desaparição, o Lota Schwager renasce sob a presidência de Bernardo Ulloa, como equipo amador, participando da 3ª Divisão do futebol chileno. No mesmo ano, sob a direção técnica de Eduardo Apablaza, consegue o título da 3ª Divisão, o que significou a volta do Lota Schwager ao futebol profissional.

Desde 2002, o Lota Schwager se manteve jogando sem grande campanhas na 2ª Divisão Chilena, mas no ano de 2006, com o técnico Jaime Nova, se classificou a Liga de Promoção para a 1ª Divisão, onde jogou com o Rangers de Talca. No jogo de ida foi derrota por 2-1, enquanto que na volta ganhou como local com o mesmo placar, o que provocou uma decisão por pênaltis onde o Lota Schwager se impôs por 4-3, conseguindo voltar a 1ª Divisão Chilena depois de 20 anos longe dela.

No ano de 2007, na 1ª Divisão, o clube teve um rendimento muito baixo no Torneo Apertura, ficando em posições inferiores na tabela. No Torneo Clausura sua melhora de rendimento não conseguiu evitar seu novo rebaixamento.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lota Schwager. «Historia». Consultado em 30 de janeiro de 2013 
Bandeira de ChileSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol chilenos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.