A Copa dos Campeões de 2000 foi a primeira edição do torneio nacional realizado pela CBF e disputado originalmente entre os melhores colocados nas copas regionais. Além de ser uma competição nacional, teve como objetivo determinar o quarto representante do Brasil na Libertadores de 2001.[1]
O Palmeiras conquistou o título da competição depois de derrotar na partida decisiva o Sport por 2 a 1.[2]
A Copa dos Campeões teve uma fase preliminar, em que 3 equipes (campeões da Copa Centro-Oeste e Copa Norte, e o vice-campeão do Campeonato do Nordeste) disputavam entre si, em um único turno, duas vagas para as quartas de final.
As quartas de final e as semifinais eram em duas partidas; a final, em jogo único. O campeão garantiu vaga na Libertadores de 2002.
No triangular, os times disputavam um jogo em sua cidade e outro fora; no mata-mata, os jogos ocorreram no Rei Pelé, em Maceió, ou no Almeidão, em João Pessoa.[3]