A Cordilheira Oriental da Bolívia se caracteriza por estar formada por correntes paralelas que despregam de norte a sul, e as quais em muitas ocasiões se internam em regiões arborizadas e úmidas, ricas em produtos agrícolas e de gado. Divide-se em três seções as quais são as seguintes:
Setentrional caracterizada por ser uma continuidade de serranias como Elo, San Buenaventura, Muchane, Pilón e um etc. entre seus cumes mais importantes se encontram as seguintes: Cerro Astalaya e Colorado.
Central se caracteriza por estar formada integralmente pela cordilheira de Cochabamba, esta seção ao atravessar o departamento de Cochabamba forma os Yungas no Chapare. Seus cumes principais são o Tunari com 5.200 msnm. aproximadamente e o San Benito com 4.298 msnm. Estende-se para o departamento de Santa Cruz formando as serranias isoladas como Mataracu, San Rafael, As Juntas, Os vulcões estes últimos no Parque Nacional Amboró.
Meridional esta seção começa no norte de Chuquisaca com a corrente Presto e termina nas serranias de Caiza e Capirenda na província do Grande Chaco no departamento de Tarija. Não tem cumes representativos.