Pilha de protocolos TCP/IP |
---|
Camada de aplicação |
Camada de transporte |
Camada de rede |
Camada de enlace de dados |
A versão 6 do protocolo de configuração dinâmica de host (DHCPv6) é um protocolo de rede usado para configurar hosts, que utilizam a versão 6 do protocolo de Internet (IPv6), com endereços e prefixos IP e outros dados de configuração necessários para operar em uma rede IPv6. É o equivalente IPv6 do protocolo de configuração dinâmica de host para IPv4.
Os hosts IPv6 podem gerar endereços IP, automaticamente, usando a configuração automática de endereço sem estado (SLAAC) ou podem receber dados de configuração através do DHCPv6.
Os hosts IPv6 que utilizam configuração automática sem estado podem exigir outras informações além de um endereço IP ou rota. O DHCPv6 pode ser usado para adquirir essas informações, mesmo que não esteja sendo usado para configurar endereços IP. O DHCPv6 não é necessário para configurar hosts com endereços de servidores do sistema de nome de domínio (DNS) porque eles podem ser configurados usando o protocolo de descoberta de vizinho (NDP), que também é o mecanismo para configuração automática sem estado.[1]
Muitos roteadores IPv6, como roteadores para redes residenciais, devem ser configurados automaticamente (sem intervenção do operador). Esses roteadores exigem não apenas um endereço IPv6 para uso na comunicação com roteadores upstream mas também um prefixo IPv6 para uso na configuração de dispositivos no lado downstream do roteador. A delegação de prefixo DHCPv6 fornece um mecanismo para configurar esses roteadores.
O identificador exclusivo DHCP (DUID) é usado pelo cliente para obter um endereço IP do servidor DHCPv6. Possui uma área do tipo DUID de 2 bytes e uma área identificadora de comprimento variável de até 128 bytes. Seu comprimento real depende de seu tipo. O servidor compara o DUID com seu banco de dados e entrega os dados de configuração (endereço, tempos de lease, servidores DNS, etc.) ao cliente. Os primeiros 16 bits de um DUID contêm o tipo DUID, do qual existem quatro tipos. O significado do DUID restante depende do tipo.
Quatro tipos são identificados na RFC 8415:
Devido aos fatos de ser difícil gerenciar vários identificadores em um ambiente de pilha dupla e os DUIDs simplesmente não serem ideais para algumas situações, a RFC 6939 foi lançada oferecendo uma maneira de identificar um host com base em seu endereço MAC. Ele define uma maneira de um retransmissor DHCPv6 passar essas informações para um servidor DHCPv6.
Neste exemplo, sem a entrega rápida presente, o endereço de enlace local do servidor é fe80::0011:22ff:fe33:5566 e o endereço de enlace local do cliente é fe80::aabb:ccff:fedd:eeff.