Este artigo apresenta apenas uma fonte. (Fevereiro de 2021) |
DataFlex (antes conhecido como Visual DataFlex) é uma ferramenta visual para desenvolvimento de aplicações Windows, web e mobile em uma plataforma de framework único.[1]
O DataFlex é uma linguagem de programação criada pela Data Access Worldwide localizada em Miami nos EUA. A empresa foi fundada em 1976 e chamada Data Access Corporation. O DataFlex iniciou como um dos primeiros exemplos de linguagem de quarta geração (4GL) para uso comercial com diversos recursos prontos para uso no desenvolvimento rápido de aplicações corporativas.
Nas suas versões iniciais, o DataFlex estava disponível como uma aplicação Console Mode para os sistemas operacionais CP/M, MS-DOS, TurboDOS, Novell NetWare, OS/2, Unix, VAX/VMS e IBM AIX.
O DataFlex está há muitos anos no mercado como um ambiente de desenvolvimento de aplicações e suporta diversos banco de dados: Oracle, Microsoft SQL Server, IBM DB2 e Pervasive PSQL, assim como qualquer outro banco de dados ODBC (PostgreSQL e MySQL, por exemplo). Aplicações criadas com o DataFlex são utilizadas por aproximadamente 3 milhões de usuários.
A versão atual do DataFlex é a 19.0 (2017), lançada em Julho de 2017.
A linguagem de programação DataFlex é utilizada nos seguintes ambientes de desenvolvimento:
A última versão deste tipo de aplicação DataFlex Character Mode foi a versão 3.2, disponível como aplicações Console Mode para MS-DOS, Microsoft Windows e variantes Unix (Linux em sua maioria).
Este é o ambiente carro-chefe de desenvolvimento da Data Access Worldwide. A sua versão atual é a versão 19.0 (2017). O DataFlex é uma linguagem de desenvolvimento GUI com estilo comparável às linguagens Visual Basic, Delphi e C++. Ele está disponível somente para ambientes Microsoft Windows. Da versão 4 (1996) até a versão 17.1 (2015) o produto foi chamado Visual DataFlex.
O DataFlex Studio inclui também um framework web AJAX para criar aplicações web e mobile.
Disponível para Microsoft IIS, o DataFlex Web Application Server pode ser utilizado para distribuir aplicações web e mobile criadas com o DataFlex Studio e acessíveis através de navegadores web como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Microsoft Edge, dentre outros em ambientes desktop e mobile (smartphones e tablets). Os desenvolvedores podem também criar e consumir Web Services com o DataFlex.
A linguagem DataFlex se diferencia das demais linguagens de programação da seguinte forma:
O DataFlex permite a utilização de kits de conectividade (drivers) para acesso a Bancos SQL. As opções disponíveis são: