As referências deste artigo necessitam de formatação. (Maio de 2014) |
Parte da série sobre |
Vigilância global |
---|
Revelações |
Leis
|
Alterações propostas |
Dominando a Internet sigla "(MTI)" para o nome em inglês "Mastering the Internet", é um projeto de vigilância global e em massa da agência de inteligência britânica equivalente a NSA americana, o GCHQ[2].
É um dos dois programas componentes do programa de vigilância Tempora[3]. O outro componente é o programa Exploração Global das Telecomunicações.[4][5]
O programa tem um orçamento de mais de 1 bilhão de libras. De acordo com documentos revelados pelo The Register e The Sunday Times em 2013, no início de maio de 2009, os contratos com um valor total de $ 200 milhões de libras já haviam sido concedidos a fornecedores[6].
Em resposta às revelações do The Register e The Sunday Times, o GCHQ emitiu um comunicado negando as alegações de vigilância em massa, afirmando que " GCHQ não está desenvolvendo uma tecnologia para operacionalizar o monitoramento de todo o uso de internet e de chamadas telefônicas na Grã-Bretanha, nem para ter como alvo todos os cidadãos do Reino Unido" [7].
No entanto, a divulgaçāo de vigilância em massa feitas por Edward Snowden em 2013, mostram que o GCHQ capta e armazena dados da internet globalmente, sem filtrar as comunicações de cidadãos britânicos, como parte de seu programa "Dominando a Internet" (Mastering the Internet, em inglês)[8].
Em 1 de agosto de 2013, foi revelado pelo The Telegraph que o governo americano paga ao GCHQ para que este execute a espionagem que os americanos querem que seja feita. A NSA pagou ao GCHQ 22,9 milhões de libras em 2009, 39,9 milhões de libras em 2010 e 34,7 milhões libras em 2011 e 12[9].
O programa que originou o projeto de dominação da Internet é o programa de vigilância Tempora[10], e a escala de seu alcance é indicada pelos nomes de seus principais programas: Dominando a Internet (Mastering the Internet em inglês) e de Exploração das Telecomunicações Globais (Global Telecoms Exploitation, em inglês)[11].
Os dois componentes do Tempora são:
Em 30 de abril de 2007, John Adams, chefe da agência de inteligência canadense equivalente a NSA, o CSEC do Canadá, disse ao Parlamento do Canadá sobre os planos dos Cinco Olhos para dominar a Internet em cooperação com a NSA e outros aliados:[carece de fontes]
"Queremos dominar a Internet. Esse é um desafio que nem uma instituição, sejamos nos ou a NSA, pode administrar por conta própria. Vamos tentar fazer isso em conjunto com os nossos aliados. John Adams"[12]