Educause

A Educause é uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos cuja missão é "evoluir o ensino superior através do uso das tecnologia da informação." A adesão à Educause destina-se a instituições do ensino superior, empresas servindo o mercado de tecnologias de informação do ensino superior e outras associações e organizações relacionadas.

A associação fornece redes e outras plataformas para profissionais de TI do ensino superior para gerar e encontrar conteúdo sobre as melhores práticas e para envolver seus parceiros; oportunidades de desenvolvimento profissional; publicações em papel e eletrónicas, incluindo livros digitais, e a revista Educause Review;[1] apoiar políticas estratégicas; criar iniciativas para a aprendizagem e o ensinamento; investigação aplicada; grupos de discussão de interesse especial; prémios para a liderança; e um centro de recursos para profissionais de TI no ensino superior.

As principais iniciativas da Educause incluem o Serviço de Núcleo de Dados, o Centro Educause para Análises e Investigação (ECAR), a Iniciativa Educause para a Aprendizagem (ELI), o Programa de Políticas Educause, e o Grupo Operacional Educause/Internet2 para a Segurança Informática e de Redes. Para além disso, a Educause gere o domínio .edu sob um contrato com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.[2] Os aspectos técnicos do registro são geridos pela VeriSign.

A Educause contém mais de 2,300 membros, sendo eles: faculdades, universidades e organizações educacionais, incluindo 300 empresas, com 16,500 membros ativos.

A Edupage foi uma publicação da Educause que era publicada eletronicamente três vezes por semana e distribuída gratuitamente. Continha um resumo de notícias sobre tecnologia provenientes dos principais mídia. A primeira publicação, em 1992, teve uma circulação menor que 100 distribuições. Era originalmente redigida por John Gehl e Suzanne Douglas, que saíram em abril de 1999[3] para se dedicarem à sua empresa, que publica um boletim informativo diário semelhante à Edupage.

A Educause resultou da fusão entre a Cause e a Educom em 1998. A CAUSE (College and University Systems Exchange) resultou de um grupo criado por utilizadores conhecido como Intercâmbio de Sistemas de Faculdades e Universidades, sendo as iniciais do nome em inglês.[4][5]

Referências

  1. Educause Review
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome NTIA Contract Details
  3. «Anúncio Educause» (em inglês). Educause. 6 de abril de 1999. Consultado em 21 de outubro de 2015. Arquivado do original em 12 de março de 2007 
  4. «CAUSE History» (em inglês). Educause. Consultado em 21 de outubro de 2015 
  5. «Registos de College and University Systems Exchange (CAUSE)» (em inglês). Instituto Charles Babbage. Consultado em 21 de outubro de 2015 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]