Uma escola de idiomas ou escola de línguas é uma escola onde se estuda uma língua estrangeira. As escolas de idiomas têm, frequentemente, um caráter suplementar em relação à educação formal, com foco na competência comunicativa do aluno.
Os mais populares são os cursos de inglês, espanhol, japonês, alemão, francês, italiano e português para estrangeiros, porém existem diversas outras opções de línguas oferecidas. No Brasil, os idiomas com maior índice de procura são o inglês e o espanhol.
A metodologia de ensino é baseada na abordagem comunicativa, onde são enfatizadas algumas habilidades dos alunos, que são a fala, a compreensão auditiva, a leitura e a escrita. As escolas de idiomas mantêm o foco desde o primeiro dia de aula na conversação, afinal, é isso que os alunos querem aprender. A maioria das escolas de idiomas engloba situações reais ao aprendizado, que variam dependendo da faixa etária de cada turma.
Algumas escolas de idiomas utilizam materiais importados das Editoras Oxford University Press, Pearson-Longman, MacMillan, Cambridge, entre outras (inglês), e Edelsa e Santillana (espanhol). Em sua maioria, as aulas são dinâmicas e, além de aulas complementares pela internet, o aluno geralmente conta com um plantão de dúvidas, biblioteca e laboratório multimídia.
Os cursos de idiomas no Brasil se enquadram na legislação brasileira na categoria Curso Livre, onde não se tem a obrigatoriedade de carga horária, disciplinas, tempo de duração e diploma ou certificado anterior.
A grande maioria das escolas de idiomas cria seu próprio certificado de conclusão de curso ou utiliza certificados com validade internacional. O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é um parâmetro internacional linguístico criado na Europa que estabelece diferentes níveis de conhecimento em um determinado idioma.
Este certificado também serve como referência para diversas universidades e institutos de ensino que aplicam as provas de acordo com as normas estabelecidas. É importante certificar-se de que a escola de idiomas fornece certificado de conclusão reconhecido em vários países.