Este artigo não cita fontes confiáveis. (Dezembro de 2022) |
Familiaris Consortio é uma exortação apostólica, do Papa João Paulo II, de 22 de novembro de 1981, "sobre a função da família cristã no mundo de hoje".
A exortação vai dirigida ao clero e a toda Igreja, mas na sua abertura o autor afirma que "Dirige-se particularmente aos jovens, que estão para encetar o seu caminho para o matrimónio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida."
O documento foi editado por provocação do Sínodo dos Bispos celebrado em Roma de 26 de Setembro a 25 de Outubro de 1980 a propósito do questionamento que hoje se faz sobre esta instituição em razão das transformações por que tem passado a sociedade moderna. O documento considera a família um dos bens mais preciosos da Humanidade.
Entende que numerosas forças, neste momento histórico, pretendem destruir ou deformar a família, e que o bem da sociedade está intimamente ligado à família, vê-se, portanto, na obrigação de proclamar com mais veemência os valores cristãos contidos no Evangelho a este respeito de modo a propiciar uma renovação da sociedade.
O documento tem o seguinte roteiro:
Educar para o catolicismo não por tradição, mas pelo grave compromisso assumido com Deus pelo matrimônio.