O Festival Internacional de Cine Independente de Buenos Aires (BAFICI) é um festival de cinema internacional que se realiza todos os anos, durante o mês de Abril na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O festival de Buenos Aires é organizado pelo Ministério de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires, não é um festival oficial afiliado da FIAPF, mas se trata de um evento reconhecido internacionalmente por sua transcendência.
O festival teve sua primeira edição em abril de 1999 organizado pela - no entanto - a Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires. Usaram-se importantes salas de cinema, algumas da cadeia Hoyts e outras salas mais tradicionais, ou usualmente dedicadas ao cine no comercial. O festival teve mais de 146 convidados nesse ano, entre eles reconhecidas figuras internacionais como Francis Ford Coppola, Todd Haynes e Paul Morrissey entre outros e se projetaram mais de 150 filmes entre nacionais e estrangeiros. A convocatória foi de arredor de 120 000 espectadores.
No ano seguinte se repetiria no mês de abril a edição do festival com uma maior oferta de filmes e com o agregado das atividades paralelas (com charas, conferências e palestras) e um nível de convocatória similar ao do ano anterior, deste modo, o festival parecia ficar definitivamente instalado dentro da agenda cultural da cidade de Buenos Aires.
Desde então cada ano se repete cada vez com maior quantidade de oferta de filmes e atividades e com uma igual de crescente convocatória de público o festival, que para 2006 leva realizadas oito edições consecutivas, incorporando alterações e novidades através do tempo.
O festival conta com um júri internacional e outro nacional, assim como também de júris para algumas seções específicas. Todos eles entregam prêmios, que nem sempre respondem a uma mesma grade. Pelo geral os prêmios são: Melhor filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, e se outorgam uma ou varias Menções Especiais. Também o público do festival vota qual tem sido seu filme preferido, o mais votado se leva o Premio do público. A partir do terceiro festival se tem entregado também premio para os curtas-metragens, outorgando normalmente os prêmios de Melhor curta-metragem e Melhor diretor.
Seleção Oficial de Curta-metragens: El contrabajo, de Alejo Franzetti; Ahendu nde sapukai (Oigo tu grito), de Pablo Lama; Fedra o la desesperación, de Gustavo Galuppo.