O Freemake Video Downloader é um gerenciador de downloads para o Microsoft Windows, desenvolvido pela Ellora Assets Corporation. É um software proprietário que pode baixar vídeo e áudio online.[1][2] Ambos os protocolos HTTP e HTTPS são suportados. Os usuários devem comprar uma atualização premium para remover a marca do Freemacke do vídeo e desbloquear a capacidade de baixar mídia com duração de mais de 3 minutos.
A GUI fornece várias janelas modais que ajudam a acessar diferentes recursos do programa, incluindo o progresso do download, a fila de download, as opções de salvamento do arquivo de saída, o histórico de download e as configurações do programa.
Os usuários podem adquirir (comunicado como uma "doação" na caixa de diálogo do software) o Premium Pack para desbloquear funções como download em alta velocidade e desativação do logotipo do Freemake em todas as mídias baixadas.
O Freemake Video Downloader é criticado pela instalação de barras de ferramentas e mecanismos de pesquisa na web. O Freeware oferece a instalação de software patrocinado durante a instalação, alterando o mecanismo de pesquisa padrão e a página inicial dos navegadores. Os usuários podem se recusar a instalar softwares patrocinados, mas tem sido criticado em várias páginas.[5][6][7][8]
|url=
(ajuda). PCMAG (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2017
|url=
(ajuda). TechRadar (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2017
various other programs come bundled with Freemake Video Downloader, which could turn out to be harmful to your PC.
the programs is bundled with several other applications, some of which were already flagged as PUPs (Potentially Unwanted Programs), and are being installed by default, when the user accepts the EULA and had selected an express/recommended installation. (...) Freemake Video Converter appears to be a legitimate application, but it is not recommended for use. The online community states that Freemake Video Converter relies on unfair distribution technique and can get inside your computer in a bundle with other applications, which might cause serious problems.