GeneRally | |
---|---|
Produtora(s) | Hannu e Jukka Räbinä |
Plataforma(s) | PC |
Lançamento | Finlândia: 16 de maio de 2002 |
Gênero(s) | Corrida |
Modos de jogo | Single Player,Multiplayer |
GeneRally é um jogo de corrida freeware de estilo Arcade criado pelos irmãos finlandeses Hannu e Jukka Räbinä. O jogo foi publicado pela primeira vez em 16 de Maio de 2002, na versão 1.0 beta. Sua última versão, 1.2d, foi lançada no dia 6 de janeiro de 2018.[1] O jogo é muito admirado por sua fiel comunidade internacional, que se mantém presente em vários fóruns espalhados pela internet, onde publicam pistas, carros e add-ons, além de organizar competições e concursos.
Embora os arquivos originais do jogo ocupem pouco espaço no HD (aproximadamente 1.5 MB), GeneRally traz muitos recursos simples e bem planejados que o tornam um jogo bastante divertido.
Na tela inicial, é possível escolher até seis carros, de vários modelos diferentes, controlados pelo usuário ou pelo computador. Também são escolhidas nesta tela as pistas desejadas para a temporada.[2]
Nas telas "Opções" e "Avançado", detalhes como obstáculos físicos (desgaste do pneu, peso da gasolina, danos no carro), carro-fantasma (indicando a melhor volta), dentre outros, podem ser ajustados. Na tela "Pilotos", as cores dos carros podem ser selecionadas (padrão RGB), assim como o nível de Inteligência Artificial dos pilotos controlados pelo computador.
Durante a corrida, o jogo é bastante dinâmico. Há diferenças no comportamento do carro em relação a cada tipo diferente de solo. Existem também efeitos como marcas de pneu, derrapagens e fumaça do motor. É possível fazer pitstops, gerar replays e salvar o jogo.
Um editor que vem junto com o jogo (TrackEditor) permite a criação de pistas. Nele, o usuário pode criar o desenho da pista e o seu solo (Landmap), o seu relevo (Heightmap) e colocar diferentes objetos (como árvores, pontes, muros e construções). Na internet é possível encontrar o editor dos carros.
Pelo fato de ser um jogo leve, GeneRally não precisa de um computador muito potente. Mas, para rodá-lo com qualidade aceitável, o PC precisa ter:
Não existe GeneRally para Linux. Porém, usando Wine, ou algum dos muitos programas do gênero, é possível rodar o jogo em Linux.
Desde seu lançamento, em 16 de Maio de 2002, da versão 1.0 beta, GeneRally passou por oito versões. Eis um resumo de cada uma delas:
As pistas de GeneRally estão no formato.trk, e são geradas pelo programa TrackEditor. O jogo já vem com uma coleção de pistas pequenas e simples, criadas pelos próprios Hannu e Jukka Räbinä, os programadores. Todas elas são fictícias. Elas estão divididas em duas pastas:
Esses circuitos foram inseridos na versão 1.05 do jogo.
A criação de pistas para GeneRally é uma das tarefas mais realizadas pela sua comunidade de fãs. Fazer uma pista simples pode ser bem rápido. Porém, pistas de qualidade podem levar dias, até mesmo semanas para serem concluídas. Muitos tutoriais fornecidos pela comunidade são úteis na fabricação de boas pistas.
Um dos recursos mais importantes é a utilização de editores externos, como o Microsoft Paint, GIMP e o Adobe Photoshop, no desenho dos Landmaps e Heightmaps. Essas ferramentas podem criar desenhos mais precisos e efeitos mais realísticos. Há também programas criados especialmente para esse fim, como o SnakeDitor, disponível no fórum oficial do jogo. No entanto, a colocação dos objetos, AI lines, e propriedades da pista só pode ser feita no TrackEditor original.
Os carros do GeneRally estão no formato.car, e podem ser gerados por programas como o GeneRally Car Editor. O jogo já vem com carros básicos no arquivo cars.car, criado pelos desenvolvedores:
Para criar carros, é necessária a utilização de programas criados pelos fãs do jogo. O mais usado é o GeneRally Car Editor v0.9.2, disponível na Internet. No editor, o usuário poderá modelar tridimensionalmente o veículo, podendo utilizar até 40 polígonos e 30 vértices. Também são escolhidos pelo usuário a sombra, as cores (sendo duas delas para escolha no jogo) e os dados de performance do carro, como velocidade máxima, potência, aderência, dentre outros.
Muitos tutoriais para a criação de carros estão disponíveis no fórum oficial.
Como grande parte dos itens do jogo GeneRally podem ser customizados, muitos usuários criam seus próprios add-ons, possibilitando traduções, mudanças de esquemas de cores e sonoridade dos carros. Muitas dessas são as ultilizadas nas competições utilizada nas competições internacionais.
É possível criar pacotes de som, editando ou substituindo os.wav do jogo.
É possível editar os arquivos de linguagem para o jogo, que vem originalmente em inglês e finlandês. O site oficial disponibiliza vários desses arquivos para download, incluindo português.
A paleta de cores pode ser substituída. Algumas paletas, como a que simula a noite no jogo, são muito usadas. Porém, a paleta original é ainda a preferida entre os jogadores.
Existem alguns tipos de fonte para download na Internet, como o arquivo adaptado ao alfabeto grego.
Desde o seu lançamento, GeneRally tem conquistado uma grande comunidade em todo o mundo. Várias pessoas têm contribuído para o jogo, fazendo pistas, carros, programas e outros. Existem até mesmo projetos e concursos, como o Track of the Month (Pista do mês), que escolhe as melhores pistas de um determinado mês; e o Joint Effort Track Project, no qual uma pista é dividida em nove partes, cada uma feita por um usuário diferente.
Embora o projeto do GeneRally não permita corridas online ou em LAN, são organizadas diversas competições nos modos Hotlap e Time Trial.
Foi anunciado, e já se encontra em fase pré-alpha, uma sequência ao jogo, nomeado Generally 2. Ele está em fase de arrecadação de fundos no Kickstarter[3]. Entre as características já divulgadas, está um ciclo dia-noite[4]. De acordo com o 'GR2 Developer Blog', o demo representa apenas 15% do desenvolvimento total do jogo [5].
|url=
(ajuda). Consultado em 10 de junho de 2014 Em falta ou vazio |título=
(ajuda)