Hatakeyama Shigetada

Hatakeyama Shigetada, pintura de Utagawa Kuniyoshi

Hatakeyama Shigetada (畠山 重忠? 1164–1205) foi um samurai que lutou nas Guerras Genpei , no Japão. Inicialmente lutou ao lado do Clã Taira, mas mudou de lado durante a Batalha de Dan no Ura, e terminou a guerra do lado vencedor [1].

Após a guerra, quando seu filho Hatakeyama Shigeyasu foi morto por Hōjō Tokimasa, Shigetada foi tirar satisfação. A recompensa para este ultraje era a morte, junto com o resto de sua família [1]. Sua corajosa tentativa de defender a sua honra, juntamente com vários outros atos de força e habilidade foram registrados no Heike Monogatari e em outras crônicas do período.

Em outro episódio descrito no Heike Monogatari, ocorrido naSegunda Batalha de Uji, Kajiwara Kagetoki e Sasaki Takatsuna foram os primeiros a cruzar de uma margem a outra o rio Uji atacando assim Minamoto no Yoshinaka que tinha destruído a ponte para se proteger das forças de Minamoto no Yoshitsune. Quando o cavalo de Kagetoki é morto com uma flecha na cabeça, este abandona sua montaria e usa o seu arco como um cajado para seguir em frente. Quando estava prestes a atingir a margem, seu afilhado Okushi no Shigechika pede ajuda, ao se distrair acudindo o sobrinho é agarrado e jogado na terra pelos inimigos. Com isso Shigetada consegue ser o primeiro a atravessar do rio [2].

Tomoe Gozen com Uchida Ieyoshi e Hatakeyama Shigetada. Pintura de Yoshu Chikanobu de 1899

Após a Batalha de Awazu , em 1184, Shigetada ficou conhecido como o homem que deixouTomoe Gozen escapar [3].

Referências

  1. a b Nussbaum, Louis Frédéric et al (2005). "Hatakeyama Shigetada" in Japan Encyclopedia, (em Inglês) pp. 296-297.
  2. Varley, Paul. (1994). Warriors of Japan: As Portrayed in the War Tales (em Inglês) p. 95.
  3. Joly, Henri L. (1967). Legend in Japanese Art, (em Inglês) p. 540.
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.