Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. |
A produção de energias causa impactos ambientais em maior ou menor grau, dependendo da fonte energética utilizada. Quase todos os sistemas elétricos podem afetar o meio ambiente, e o tamanho desses impactos dependerá de como e onde a eletricidade é gerada e entregue [1].
Energia produzida a partir de fósseis: o petróleo, carvão e gás natural. Causam impactos ambientais preocupantes, pois é um tipo de energia poluente, que gera gases que promovem o efeito estufa e danificam a camada de ozônio.
Energia obtida a partir do uso de energia cinética e fluxo potencial de água, onde a força mecânica é promovida pela movimentação de turbinas pela força da água.
Na fase da construção causam impactos ambientais significativos, pois exige o alagamento de grandes áreas para a construção dos reservatórios.
Energia produzida através da divisão de átomos em um reator para aquecer água em vapor, transformar uma turbina e gerar eletricidade.
Os resíduos produzidos pela energia nuclear são altamente contaminantes, tanto para o meio ambiente quanto para o homem.
Energia produzida a partir da luz solar, vento, calor geotérmico e movimento das ondas. Os únicos impactos ambientais causados são a alteração de paisagem e o desmatamento de pequenas áreas para a instalação de turbinas eólicas e painéis solares [2].
Em geral, os efeitos ambientais podem incluir: