Invasores | |
---|---|
Informações gerais | |
Primeira aparição | Avengers Vol. 1, #71 (Dezembro de 1969) |
Criado por | Roy Thomas Sal Buscema Bill Finger Martin Goodman |
Editora | Marvel Comics |
Informações profissionais | |
Membro de | Agente Americano |
Base de operações | Várias |
Os Invasores ou Invasores (no original The Invaders) são os nomes de duas equipes fictícias de super-heróis dos quadrinhos da Marvel Comics, que possuem a característica de apresentarem como membros personagens novos e antigos (mais exatamente os da Era de Ouro dos quadrinhos). A primeira equipe foi criada por Roy Thomas e Sal Buscema na revista americana dos Vingadores - Avengers vol. 1, #71 (dezembro de 1969). A segunda equipe foi introduzida por Chuck Austen e Scott Kolins em The Avengers vol. 3, #82 (julho de 2004).
A inspiração para "Os Invasores" foi a equipe "All-Winners Squad" (Esquadro Vitorioso no Brasil),[1] criada pelo editor Martin Goodman e o roteirista Bill Finger, que aparecera em duas ocasiões na Era de Ouro dos quadrinhos: em All Winners Comics #19 (fim de 1946) e #21 (Inverno de 1947); não houve um número #20. Essa equipe tinha os mesmos membros que pertenceriam aos Invasores, mas suas aventuras ocorreram após o término da II Guerra Mundial, a época em que foram publicadas. O grupo também foi notável por mostrar pela primeira vez discordâncias entre os membros, característica que depois foi retomada nos conflitos internos do Quarteto Fantástico que apareceria no início dos anos de 1960.
A primeira equipe de Os Invasores começou a aparecer em flashback´s de aventuras que faziam referência a antigos herois dos anos de 1940 da Timely Comics, antecessora da Marvel. Os membros da equipe eram o Capitão América (Steve Rogers), seu parceiro Bucky Barnes, o androide Tocha Humana Original ("Jim Hammond") e seu parceiro Centelha (ou Toro, Thomas Raymond) e Namor, o Príncipe Submarino. Juntos, eles lutaram contra as forças do nazismo. Nas origens ficcionais, a ideia da formação da equipe foi dada pelo Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill, quando esses herois o salvaram do Master Man. Em agradecimento, ele formou a equipe e lhe deu o nome, pois pretendia que eles realizassem missões em território inimigo.
Os Invasores lutaram contra soldados e agentes dos países inimigos do Eixo (Axis) ao redor do mundo inclusive na Inglaterra, país onde encontraram o Lorde James Montgomery Falsworth, o original Union Jack. Ele se juntou à equipe e providenciou uma base de operações para ela na Inglaterra.[2] Mais tarde, os filhos de Falsworth Brian e Jacqueline "Jackie" Falsworth Crichton (Spitfire) se tornariam outros membros da equipe.[3] . Outros recrutamentos foram da Miss América (Madeline Joyce) e o super-velocista Ciclone (Bob Frank), também já foi chamado no Brasil de "Tufão" (pela editora Mythos), durante uma batalha contra o Super-Axis.[4]. Contra a ameaça do Battle-Axis, entraram para a equipe o Blazing Skull (provável inspiração para o Motoqueiro Fantasma) e o Silver Scorpion.
A equipe lutou contra várias ameaças e teve de superar o trauma emocional das supostas mortes do Capitão América e Bucky durante a explosão de um avião experimental ao término da II Guerra Mundial, cuja primeira menção foi em The Avengers vol. 1, #4 (março de 1964). Após o fim da Guerra, alguns membros inclusive os segundos Bucky e Capitão América (respectivamente, Fred Davis e William Naslund, o antigo heroi Espirito de 76)—formaram uma nova equipe, O All-Winners Squad.
Depois de aparecerem nas aventuras da revista dos Vingadores, a equipe ganhou aventuras próprias: primeiro na revista Giant-Size Invaders #1 de 1975 e depois na série iniciada ainda naquele ano e um único "Anual", em 1977. As revistas #5–6 da série reapresentaram outra equipe da Segunda Guerra Mundial, a Legião da Liberdade, em uma aventura de duas partes chamada "The Red Skull Strikes" ("O Caveira Vermelha ataca"), entrelaçada com outras duas partes em Marvel Premiere #29–30.
Em 2004, uma segunda equipe de Os Invasores, também chamada de Novos Invasores, surgiu em uma aventura de quatro partes com o título original de "Once an Invader..." ("Uma vez um Invasor..."),começando na revista The Avengers vol. 3, #82, escrita por Chuck Austen.[5] A equipe reformulada ganhou uma revista própria, The New Invaders, que teve dez edições (agosto de 2004–junho de 2005), começando com o número zero, com o escritor Allan Jacobsen[6] e o desenhista C. P. Smith.[7]
A nova equipe é composta do Agente Americano (John Walker, o quinto Capitão América); Union Jack (Joseph Chapman); o Tocha Humana Original; o membro da Legião da Liberdade Thin Man (Dr. Bruce Dickson), que continua ativo apesar da idade graças ao supercientista Kalahia; e o Blazing Skull (Mark Todd), com poderes sobrenaturais. Os Invasores também são auxiliados pelos antigos heróis da Era de Ouro, Fin e sua esposa atlantiana Nia Noble, membros não-oficiais da equipe.
Eles foram reunidos por iniciativa do Secretário de Defesa dos Estados Unidos Dell Rusk (Caveira Vermelha disfarçado)—que convenceu o Thin Man a fazê-lo, com o objetivo de utilizar a nova equipe para seus próprios propósitos. Os novos Invasores descobriram a trama, a custa da aparente "morte" do Tocha Humana Original. A maior parte dos membros deixou a equipe depois disso.