O Jardim Zoológico de Nuremberga (Tiergarten Nürnberg em alemão) é um jardim zoológico localizado no Nürnberger Reichswald, no sudeste de Nuremberga, Alemanha. O jardim conta com 300 espécies de animais numa área de 0.67 quilómetros quadrados.
A tradição dos jardins zoológicos em Nuremberga remonta à Idade Média. Contudo, a única indicação de um jardim zoológico mantido pela nobreza local, os Burgraves, é a toponímia, com nomes como a ‘’Porta do Zoo’’ e a adjacente ‘’Praça do Zoo’’.
O Jardim Zoológico foi fundado em 11 de Maio de 1912[1] no local da Exposição Estadual Bavariana. Após a tomada do poder pelos nazis o Jardim Zoológico teve de ceder lugar ao Reichsparteitagsgelände, tendo sido fechado em Fevereiro de 1939. Em Maio de 1939 foi aberto o novo Jardim Zoológico. Foi quase completamente destruído no decorrer da segunda guerra mundial, e reconstruído no final dos anos 50.
Com uma área de 0.67 quilómetros quadrados, este Jardim Zoológico é um dos maiores na Europa. Consiste de grandes cercas naturais, que estão integradas na paisagem florestal e de montanha. Conta mais de um milhão de visitantes por ano. Muitas novas cercas foram construídas nas últimas décadas, acolhendo gorilas, leopardos da neve e ursos polares.
Flocke, um urso polar nascido em cativeiro tornou-se uma atracção popular após a controversa decisão de o afastar da progenitora.