Christian nasceu em Riedlingen, na Áustria Adicional (atual Baden-Württemberg). Seu raro dom duplo como marceneiro e escultor de estuque foi igualado apenas por Joseph Anton Feuchtmayer. Em 1744 Christian recebeu uma encomenda para trabalhar na Abadia de Zwiefalten, onde até 1755 criou as bancadas do coro e numerosas figuras de estuque para o altar-mor e nave e capelas laterais, trabalhando ao lado do pintor Franz Joseph Spiegler e do mestre de estuque Johann Michael Feuchtmayer e sob a direção do arquiteto Johann Michael Fischer.
Posteriormente, Christian foi contratado para trabalhar na igreja abacial da Santíssima Trindade na Abadia de Ottobeuren, para a qual o arquiteto foi novamente Fischer e para a qual Christian criou as cadeiras do coro, com relevos dourados, e os relevos do órgão. Mais uma vez trabalhou com Spiegler e J.M. Feuchtmayer.
Além dessas duas grandes obras, ele também trabalhou em vários projetos menores, incluindo a igreja paroquial em Unlingen e a igreja da abadia em Buchau.
Christian e sua esposa tiveram 10 filhos, dos quais cinco sobreviveram à infância. Seu filho Karl Anton Christian (1731-1810) tornou-se abade da Abadia de St. Trudpert perto de Münstertal na Floresta Negra, e para esta igreja J.J. Christian criou uma pintura em relevo usando uma técnica de estuque para o altar-mor que é considerado incomparável. Christian morreu em Riedlingen. Outro filho, Franz Joseph Christian (1739-1798), tornou-se escultor e assumiu a oficina de seu pai em Riedlingen.