July's People

July's People
A Gente de July [PT]
O Pessoal de July [BR]
JulysPeople.jpg
Autor(es) Nadine Gordimer
Idioma Inglês
País África do Sul
Gênero História alternativa
Editora Raven/Taurus
Lançamento 1981
Páginas 195
ISBN 9780747578383
Edição portuguesa
Tradução Paula Reis
Editora Teorema
Lançamento 1981
Páginas 216
Edição brasileira
Editora Rocco
Lançamento 1989
Páginas 168
ISBN 1580130067047
Cronologia
Burger's Daughter (1979)
A Sport of Nature (1987)

July's People (em Portugal, A Gente de July, no Brasil, O Pessoal de July) é uma obra da escritora sul-africana Nadine Gordimer que retrata a história da família Smales, que - ao se ver atingida por uma desordem social de grandes proporções - só tem como solução fugir da cidade dominada pelo homem branco e abrigar-se na aldeia natal do seu criado negro – July.

Afastados da sua casa, da sua civilização "branca", estrangeiros numa aldeia de negros, os Smales esperam por melhores dias, mas, até lá, têm de reaprender a viver e a perder toda a noção da “ocidentalidade”. Sem privacidade, sem hábitos de higiene, sem conforto, desprotegidos pela lei, criam-se tensões, acumulam-se memórias de um passado que nunca mais poderá regressar.A “cidade branca” está distante e esta família tem de viver à custa dos serviços e da bondade dum criado de atitudes inquietantes: se, por um lado, este não se queixa de ter sido mal tratado pelos amos durante a época do apartheid e não aparenta qualquer tipo de ressentimento, por outro, July busca não só a sua emancipação, mas também impor um respeito nunca antes obtido.

A tensão entre a gente negra da aldeia versus família Smales nunca se dilui, mas, pelo contrário, agrava-se até a um ponto de quase ruptura, até ao ponto de desejarem abandonar a aldeia, embora não tendo sítio para onde ir. Estão presos a esta aldeia sofrendo uma dupla pressão: a dos habitantes e a da sua própria consciência.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.