Mao's Last Dancer

Mao's Last Dancer
Austrália
Direção Bruce Beresford
Produção Jane Scott
Roteiro Jan Sardi
Elenco Penne Hackforth-Jones
Amanda Schull
Bruce Greenwood
Joan Chen
Kyle MacLachlan
Gênero cinebiografia
Música Christopher Gordon
Cinematografia Peter James
Companhia(s)
produtora(s)
Samuel Goldwyn Films
Distribuição Samuel Goldwyn Films, Netflix
Lançamento 2009
Duração 121 minuto
Receita 15 440 315 Dólar australiano
Prêmios recebidos AACTA Award for Best Original Music Score

Mao's Last Dancer (Brasil: O Último Dançarino de Mao / Portugal: O Último Bailarino de Mao) é um filme australiano de 2009, dirigido por Bruce Beresford.[1][2][3]

O flme é baseado na autobiografia de Li Cunxin, o bailarino chinês que depois de tornar-se um dos membros da Academia de Dança de Madame Mao (criada por Jiang Qing, a terceira esposa de Mao Tsé-Tung) e ser convidado para um estágio no Houston Ballet pelo diretor Ben Stevenson; dá início a um conflito diplomático entre os Estados Unidos e a China, ao pedir asilo político e por ter se casado com uma norte-americana. Num primeiro momento, Li Cunxin é considerado um anti-chinês, mas depois de seu sucesso nos Estados Unidos, e recebido com homenagens em sua terra natal, anos depois.

Referências

  1. Cindy H. Wong (2010). «Film Festivals: Culture, People, and Power on the Global Screen». Google Books. Consultado em 17 de abril de 2016  (em inglês)
  2. «Mao's Last Dancer (2009)». Screen Australia. Consultado em 17 de abril de 2016  (em inglês)
  3. Peter Brunett (2009). «Mao's Last Dancer -- Film Review». The Hollywood Reporter. Consultado em 17 de abril de 2016  (em inglês)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]