Mormodes é um génerobotânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley, em A Natural System of Botany 446, em 1836. A espécie tipo é a Mormodes atropurpurea Lindley. O nome do gênero indica que suas flores tem aparência fantasmagórica.[1]Mormodes, é gênero próximo ao gênero Catasetum, porém de porte menor, com flores hermafroditas de formatos intrigantes, cuja coluna é retorcida para um dos lados.
O gênero Mormodes agrupa cerca de oitenta espécies epífitas das florestas tropicais quentes, de baixa altitude, da América Central ao Nordeste e sul do Centro Oeste brasileiros. Pouco mais de vinte espécies existem no Brasil, porém nos últimos anos várias espécies novas tem sido encontradas e descritas.
Possuem pseudobulbos carnudos, oblongos e anelados, Muito parecidos, se não iguais aos de Catasetum, com diversas folhas dísticas, normalmente decíduas, estreitas, nervuradas. herbáceas. A inflorescência é produzida das gemas dos nós nas laterais dos pseudobulbos, comum na base ou abaixo da metade, fato bastante distintivo em relação a Cycnoches, que floresce quase sempre perto do ápice dos pseudobulbos.
As flores são muitas e vistosas, de coloridos variados, vermelhas, vinho escuro, alaranjadas, rosadas ou amareladas, pintalgadas ou não. A sépala dorsal algo arqueada sobre a coluna e as laterais voltadas para trás. As pétalas mais largas e ainda mais arqueadas sobre a coluna ou eretas. O labelo é algo trilobado, atenuado em espécie de unguículo na base, em regra com os lobos fortemente arcados para trás, formando uma espécie de túnel, preso à base da coluna, que não apresenta pé, nem asas. Esta sempre é torcida para um dos lados, expondo o estigma, e de modo que o agente polinizador, ao aterrissar sobre o labelo, terá de esbarrar na antera, recebendo imediatamente o retináculo em suas costas, ou se já vier carregando um polinário, polininizará a flor. A antera contém duas polínias, raramente quatro.