(um e três quartos) de bolos.
Um número misto (também chamado de fração mista ou numeral misto) é uma denotação tradicional da soma de um número inteiro diferente de zero e uma fração própria (tendo o mesmo sinal).[1][2] É usado principalmente na medição: polegadas, por exemplo.
As medições científicas quase invariavelmente usam notação decimal em vez de números mistos. A soma está implícita sem o uso de um operador visível, como o "+" apropriado. Por exemplo, ao se referir a dois bolos inteiros e três quartos de outro bolo, os números que denotam a parte inteira e a parte fracionária dos bolos são escritos lado a lado como em vez da notação inequívoca Números mistos negativos, como em , são tratados como Qualquer soma de um todo mais uma parte pode ser convertida em uma fração imprópria aplicando as regras de adição de quantidades diferentes.
Essa tradição está, formalmente, em conflito com a notação em álgebra em que símbolos adjacentes, sem um operador de infixo explícito, denotam um produto. Na expressão , a operação "compreendida" é a multiplicação. E se é substituído por, por exemplo, a fração , a multiplicação "compreendida" precisa ser substituída pela multiplicação explícita, para evitar o aparecimento de um número misto.
Quando a intenção for multiplicação, pode ser escrito como
- ou ou
Uma fração imprópria pode ser convertida em um número misto da seguinte maneira:
- Usando a divisão euclidiana (divisão com resto), dividindo o numerador pelo denominador.
- O quociente (sem o resto) torna-se a parte do número inteiro do número misto. O restante se torna o numerador da parte fracionária.
- O novo denominador é igual ao denominador da fração imprópria.
- Multiplica-se a parte do número inteiro pelo denominador da fração.
- Soma-se o resultado ao numerador
- Escreve-se o resultado no topo do denominador.
Para operar com frações mistas, basta transformar as frações em frações impróprias e ao final em frações mistas novamente.[3][4]
Referências