Diferente de todos os outros games baseados em franquias de corridas, em NASCAR 06 o seu objetivo não é ser campeão de pilotos, e sim de construtores, o que trás mais dinamismo e ação às corridas.
A equipe trabalha de acordo com suas ordens fora e dentro das pistas. Assim, você deve controlar os ânimos dos mecânicos, coordenar os carros dentro da equipe, tipo, que piloto corre com qual, e também dar ordens no meio das provas, como mandar segurar oponentes para você abrir distância, trabalhar junto, forçar o ritmo e até mandá-los parar nos boxes mais cedo ou mais tarde, tudo isso através do botão "R3", com comandos simples e objetivos, que podem ser passados de forma mais precisa através de comandos de voz por Headset.
Dentre os modos de jogo há os já tradicionais, Single Race, Campeonatos, Carreira e, além dos desagios Dodge, que se resumem em ultrapassar o maior número de adversários possíveis, bloqueá-los, provocá-los ou fazer a volta num tempo pré-estipulado.
Com gráficos semelhantes à versão 2005 e amassados um pouco menos precisos, o visual fica na média dos demais jogos de corrida, mas perante à perfeita jogabilidade, os gráficos passam a ser irrelevantes, sem contar que, para não perder o costume, as colisões estão espetacularmente reais e os efeitos sonoros são de primeira linha.
A trilha-sonora deste jogo ganhou destaque por ter contado com várias composições do guitarrista virtuoso estadunidense Joe Satriani.[1][2]
“
"Fazer música para o novo jogo eletrônico da NASCAR foi desafiador, emocionante, libertador, e muito divertido! Eu toquei a minha guitarra de todas as maneiras imagináveis para transmitir o poder do esporte e da profundidade do jogo"[1]
”
Steve Schnur, Executivo de Marketing da EA Sports deu a seguinte declaração sobre a escolha do guitarrista para participar da trilha-sonora do game:
“
"Satriani é um guitar-hero - seus fãs são roqueiros apaixonados que igualmente amam a adrenalina da NASCAR. Assim, ele foi a escolha perfeita para o jogo. Agora, os fãs não terão que esperar até seu próximo álbum para ouvir este incrível material novo."[1]