Um narcossubmarino [1] é um tipo de embarcação submergível, com propulsão a motor semissubmersível, equipado e adaptado para o narcotráfico.
Inicialmente, os narcossubmarinos eram utilizados pelos cartéis colombianos para transportar cocaína entre a Colômbia e o México, tendo sido, na sequência de apreensões, sido desenvolvidos e melhorados pelo exércitos dos Estados Unidos e do México.
Também foram utilizado nalgumas operações de imigração ilegal do México para os Estados Unidos, tendo sido detectados, pela primeira vez, em 1993. Os primeiros protótipos chamavam a atenção por não serem totalmente submersíveis, imergindo a apenas alguns metros da superfície e durante pouco tempo, uma vez que não eram dotados de estruturas de oxigenação autónomas, mas antes de alguns tubos que vinham à superfície.[2]
Devido à capacidade de viajarem semissubmersos, é extremamente difícil detectá-los visualmente. A sua detecção por radar ou visão noturna também é dificultada pelo tipo de materiais empregues no seu fabrico.
Estas são as características básicas de um narcossubmarino: