Andreson Salomão, eleito como presidente da Diretoria executiva em 13 de janeiro de 2025. No mesmo dia foi eleito Mário Maciel como presidente do Conselho Deliberativo, e Marcelo Américo como presidente do Conselho Fiscal.
Oratório Recreativo Clube é um clubebrasileiro de futebol da cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, fundado em 1969. Atualmente, o clube disputa a primeira divisão do estadual.
O clube surgiu dentro da comunidade religiosa da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.[4] localizada no antigo bairro da Cea (atual Santa Rita). Incentivados pelos padres Salvador e Raimundo, o clube foi fundado oficialmente em 15 de agosto de 1969 por um grupo de jovens comandados por Odoval Moraes. Por conta dessa origem católica, os atletas eram obrigados a assistir às missas para atuarem pelo clube, uma prática que perdurou por longos anos.[carece de fontes?]
Adotou como cores o azul celeste e o branco, em associação às cores do manto de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da igreja de mesmo nome, de onde se originou o grupo de jovens cristãos Centro Recreativo Nossa Senhora de Fátima, posteriormente transformando-se em Oratório R C. Seus fundadores são: Odoval, Nazaré Guimarães, Pity, Batista, Braga e Ronaldo. Tem como mascote a orca, em alusão as iniciais ORC do clube.[4]
De 2001 a 2009, o Oratório ficou fora das competições por opção de seus conselheiros.[carece de fontes?]
Sua equipe sub-20 tornou-se a primeira do Amapá a participar de uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, fato ocorrido em 2001. Foram duas outras participações nas edições 2011 e 2012.
Após não disputar o Campeonato Amapaense entre 2016 e 2021, o Oratório terminou a edição de 2022 em 5º, sob o comando de Fábio Duarte (substituto de Neto Gonçalves, que deixou o cargo alegando problemas pessoais)[7].