Parassimpáticolítico

Parassimpaticolítico é uma substância que reduz a atividade do sistema nervoso parassimpático.[1] O sistema nervoso parassimpático faz parte do sistema nervoso autônomo.

O termo parassimpaticolítico refere-se ao efeito de drogas e alguns venenos, que têm por efeito bloquear o sistema nervoso parassimpático. Os medicamentos com propriedades parassimpaticolíticas são chamados anticolinérgicos.

Os parassimpaticolíticos e as Droga simpaticomiméticas tem efeitos semelhantes pois o fato de frenar o sistema parassimpático exalta a função do sistema simpático. Por exemplo, ambas podem causar a midríase, mas os Parassimpaticolíticos reduzem a acomodação (cicloplegia), enquanto que os simpaticomiméticos não reduzem a acomodação.

Significado Clínico

[editar | editar código-fonte]

As drogas Parassimpaticolíticas são usadas ​​para tratar ritmos cardíacos lentos como a bradicardia, causada por infarto agudo do miocárdio ou outras patologias, como o tratamento de certas doenças que causam as contrações dos bronquíolos do pulmão, como a asma. Ao bloquear o sistema nervoso parassimpático, as drogas parassimpaticolíticas podem aumentar a freqüência cardíaca em pacientes com ritmos cardíacos lentos, e abrir as vias aéreas e reduzir a formação de muco em pacientes que sofrem de asma.[2]

Referências

  1. «Parassimpaticolíticos». Consultado em 7 de agosto de 2012 [ligação inativa]
  2. SILVA, Penildon. As bases farmacológicas do sistema nervoso autônomo. RJ, Gunabara Koogan, 1977

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.