Park Row

Park Row
A Dama de Preto[1] (bra)
 Estados Unidos
1952 •  pb •  83 min 
Gênero filme de drama
Direção Samuel Fuller
Produção Samuel Fuller
Roteiro Samuel Fuller
Elenco Gene Evans
Mary Welch
Bela Kovacs
Música Paul Dunlap
Lançamento 1952
Idioma língua inglesa

Park Row (br A Dama de Preto) é um filme de drama estadunidense de 1952 escrito, dirigido e produzido por Samuel Fuller. A história é sobre jornalismo e Fuller, que fora repórter em Nova Iorque, o considera seu filme favorito[2] apesar de não ter se saído bem nas bilheterias.

O título se refere a uma rua de Manhattan onde a maioria dos jornais de Nova Iorque estão sediados.

Em 1886, o repórter Phineas Mitchell é despedido de The Star após se desgostar com a cobertura jornalística que levou um acusado à pena de morte, injustamente segundo ele. Mitchell funda um novo diário, "The Globe", com a ajuda do gráfico Charles A. Leach e de outros ex-funcionários do Star que o apoiaram e também foram despedidos. Ele começa a cobrir o caso de Steve Brodie, um homem que saltou da Ponte do Brooklyn e sobreviveu, e protesta pelo fato dele ter sido preso logo em seguida. A reportagem chama a atenção de Charity Hackett, a herdeira proprietária de The Star e quem despedira Mitchell. Novas campanhas de sucesso do The Globe como a que inicia uma coleta de fundos para a construção do pedestal da Estátua da Liberdade e o desenvolvimento do linotipo, máquina que aumentará enormemente as tiragens diárias, acirram a competição com Hackett, que inicia uma "guerra" violenta contra Mitchell.

Referências

  1. A Dama de Preto no CinePlayers (Brasil)
  2. Schick, Elizabeth A. (dezembro de 1998). Current Biography Yearbook 1999. [S.l.]: H.W. Wilson. p. 641. ISBN 978-0-8242-0957-5. Consultado em 12 de abril de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.