Plaza Suite

Plaza Suite
Suíte em Hotel de Luxo (prt)
Hotel das Ilusões (bra)
 Estados Unidos
1971 •  cor •  114 min 
Género comédia
Direção Arthur Hiller
Produção Howard W. Koch
Roteiro Neil Simon
Elenco Walter Matthau
Maureen Stapleton
Barbara Harris
Lee Grant
Música Maurice Jarre
Cinematografia Jack A. Marta
Edição Jack Bracht
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento 21 de maio de 1971
Idioma inglês

Plaza Suite (br: Hotel das Ilusões / pt: Suíte em Hotel de Luxo) é um filme norte-americano de 1971, realizado por Arthur Hiller.

Uma suite no Plaza Hotel é sucessivamente ocupada por três casais, todos eles protagonizados por Walter Matthau, variando unicamente a atriz que com ele contracena. Assim, Matthau é primeiramente um marido que vem reviver com a mulher (Maureen Stapleton) a sua noite de núpcias; depois um produtor de cinema interessado numa conquista fácil (Barbara Harris) e, finalmente, o pai e a mãe (Lee Grant) de uma noiva relutante que, à hora do casamento, se fecha no banheiro e não quer de lá sair.[1].

Sobre o filme

[editar | editar código-fonte]

Trata-se da adaprtação da peça Plaza Suite, uma das muitas escritas pelo dramaturgo Neil Simon, o qual é considerado um excelente observador da realidade social norte-americana. As situações criadas para o argumento do filme são uma boa oportunidade para confirmar o talento de Walter Matthau.

Prémios e nomeações

[editar | editar código-fonte]

O filme foi nomeado para o Globo de Ouro para Melhor Filme Musical ou de Comédia, mas perdeu para Fiddler on the Roof. Maureen Stapleton foi nomeada para o Globo de Ouro para Melhor Atriz Coadjuvante, mas perdeu para Ann-Margret em Carnal Knowledge.

Referências

  1. Lauro António, Se7e, 4 de julho de 1985.