Prisencolinensinainciusol é uma canção de 1972 composta pelo músico italiano Adriano Celentano, e interpretada por Celentano e por um coro que integrava a sua mulher Claudia Mori. Foi um tema muito popular em Itália, tendo sido divulgado pela RAI nesse mesmo ano, tendo como corista Raffaela Carrà.
Originalmente foi lançado como single em 3 de novembro de 1972, e mais tarde foi incluído no álbum "Nostal Rock" (1973) como segunda faixa.
A letra é composta por sons sem sentido (algaravia), sendo por vezes descrita como "uma canção que soa como um inglês americano mas falado por alguém que não conhece o idioma".
Prisencolinensinainciusol teve um renascimento como incipiente fenómeno da Internet, após ter sido publicada na página web Boing Boing em dezembro de 2009[1] subsequentemente recolhido pela imprensa italiana.[2] A página chamou-lhe um exemplo de "Gibberish Rock" ("Rock Galimatías").
O tema foi gravado pelo menos três vezes para a televisão italiana, em programas de grande difusão.
Como lado B, foi incluída a canção “Disc Jockey” que utiliza basicamente a mesma faixa musical mas com a letra íntegramente em italiano.
"Prisencolinensinainciusol" é especialmente reconhecível pelo uso de algaravia, uma linguagem inventada semelhante a um inglês de sotaque norte-americano retorcido, na qual um dos poucos sons reconhecíveis é o das palavras ol rait (similar a all right, "tudo bem").
Celentano referiu numa entrevista que a disparatada letra (nonsense) foi baseada numa espécie de base rítmica de loop criada por si,[3] enquanto estava no estúdio de gravação para trabalhar no tema "Disk Jockey" que acabou por ser o lado B.
Apesar disso, tentou-se encontrar uma tradução literal ou um significado no sentido da canção, chegando a pensar-se que seria escrita em algum idioma, algo que divertiu bastante o seu autor.[3]
Celentano falou dela como "a revolta das convenções, incluindo as musicais".[3]