Round 2 | |
---|---|
Tipo | plastimodelismo die-cast autoramas |
Origem | Estados Unidos da América |
Lançamento | 2005 |
Marcas relacionadas | Greenlight Collectibles |
Mercado | Mundial |
Website oficial | http://round2corp.com/ |
A Round 2 é uma empresa de responsabilidade limitada americana, proprietária de marcas dedicadas ao colecionismo como a AMT; Hawk; Johnny Lightning; Auto World; Racing Champions e a MPC, responsáveis pela produção de produtos como miniaturas die-cast, plastimodelismo, acessórios e kits para ferromodelismo e autoramas[1].
Fundada em 2005 por Thomas E. Lowe, antigo proprietário da Playing Mantis, a empresa está sediada em South Bend, Indiana[2].
É uma marca fabricante de produtos do plastimodelismo, criada em 1948, foi adquirida pela Lesney em 1979 e depois adquirida pela Ertl em 1982.
Em 1999, a Ertl foi comprada pela Racing Champions, cujo foco principal era os modelos diecast. Posteriormente, a Racing Champions decidiu vender somente os produtos de plastimodelismo da Ertl, incluindo a AMT. Thomas Lowe, da Round 2, mostrou interesse em adquirir a AMT e em 2008 a marca assinou um acordo para a produção e comercialização dos produtos da AMT e finalmente adquirida pela Round 2 em 2012[3].
Auto World é uma marca de modelos de miniaturas die-cast e de autoramas, produzindo modelos de carros americanos e da Indy500[4].
A marca foi originalmente fundada pela "Sports Car Club" do "America Hall of Famer," Oscar Koveleski em 1958 e que também costumava publicar revistas de instruções sobre a construção de modelos de carros[5][6].
Atualmente, os modelos fundidos sob pressão da Auto World têm miniaturas nas escalas 1:18 e 1:64. As miniaturas da Auto World na escala 1:64 são ricas em detalhes e feitas com precisão nesta escala, ao contrário de muitas outras marcas de carros die-cast e de brinquedo que geralmente empregam a escala 1:64 de forma nominal, ajustando a miniatura pelo tamanho da embalagem[7].
A Hawk Model Company surgiu em 1928 como fabricante de modelos de aeronaves em madeira. Desde então, a empresa evoluiu para a produção de kits de plástico para aviões, kits para carros em escala 1:24 e 1:32, bem como kits de desenhos animados para a série animada "Weird-Oh's" . Novos modelos foram lançados até a década de 1970.
Desde então, a empresa foi adquirida por vários fabricantes de hobby e a sua taxa de produção foi diminuindo. Na década de 1990, a marca foi adquirida por J. Lloyd junto com a Lindberg e revivida sob a marca Testors. Atualmente, a marca é propriedade da Round 2 e ela produz modelos de plastimodelismo de aeronaves, bem como motores automotivos em escala 1/6. [8]
A marca Johnny Lightning foi fundada em 1969 e vendida pela Topper Toys até o encerramento de sua produção em 1971. A marca foi revivida por Thomas E. Lowe em 1994, que fundou a empresa Playing Mantis. Em 2004, Lowe vendeu a Playing Mantis para a RC2, formada pela Ertl e pela Racing Champions. RC2 foi então vendida para a empresa japonesa Tomy em 2011. Posteriormente, em 2013, a Tomy descontinuou a marca Johnny Lightning[9]. Em 2016, a Round 2 LLC comprou os direitos de Johnny Lightning da Tomy e a marca foi revivida novamente[10].
A marca Lindberg foi fundada na década de 1950, sucedendo a O-Lin, que se especializou em modelos de aeronaves "stick and tissue". Lindberg produziu kits de aeronaves de todos os tipos, navios de guerra e porta-aviões de plastimodelismo. Eles também produziram kits automotivos de vários tamanhos, incluindo 1: 8, 1:24, 1:32 e 1:64 até a década de 1980. Na década de 1990, George Toteff da MPC adquiriu a Lindberg e começou a produzir kits para carros em escala 1:20 e 1:25. Nos anos 2000, a marca foi adquirida por J. Lloyd junto com os kits de modelos Hawk. Vários anos depois, a marca foi adquirida pela Round 2 junto com Hawk[11].
MPC é uma marca de kits de miniaturas de plastimodelismo, fundada pela primeira vez em 1963 por ex-funcionários da AMT. A marca era propriedade do The Fun Group desde os anos 1970. Foi comprado pela Ertl em meados da década de 1980 após a aquisição da AMT. A Ertl considerou complementar a MPC a AMT e os produtos da MPC foram gradualmente substituídos pela marca AMT. Depois que a Ertl foi comprada pela Racing Champions, que estava focada na produção de modelos diecast, a MPC foi vendida para a Round 2. A marca MPC foi revivida como uma linha autônoma na Round 2 em 2008 e finalmente adquirida pela empresa em 2012[12].
Polar Lights foi uma marca de kit de modelo fundada em 1996 por Thomas Lowe sob sua gestão na empresa Playing Mantis, com ferramentas adquiridas da empresa de modelos Aurora. A empresa de modelos Aurora produziu kits de modelos orientados para a cultura pop, como os da Universal Monsters . A Polar Lights conseguiu também a licença para a produção de modelos da série de ficção científica lStar Trek em 2003. Desde então, estabeleceu-se como fabricante de kits de modelos de veículos pertencentes à franquia Star Trek. A marca foi adquirida pela RC2 depois que a Playing Mantis foi vendida para a empresa em 2004. Thomas Lowe assinou um acordo para usar a marca Polar Lights na Round 2 em 2008, junto com a AMT e a MPC e em 2012 a empresa adquiriu todos os direitos da Polar Lights[13].
Racing Champions é uma marca de miniaturas die-cast fundada por Glen Ellyin, com sua sede em Illinois. Desde a obtenção da licença para a produção de miniaturas da NASCAR entre os anos de 1991 e 1992, a Racing Champions obteve sucesso na década de 1990 fabricando também modelos die-cast de veículos da categoria stock cars em várias escalas como 1:18, 1:24 e 1:64. A marca também produziu veículos que não eram de corrida através da linha "Racing Champions Mint", que foi considerada como modelos die-cast em escala 1:64 mais detalhados da época. A Racing Champions comprou a Ertl em 1999 e mudou seu nome para Racing Champions Ertl. Sob esta nova empresa, eles lançaram uma série die-cast premium diecast chamada "Ertl American Muscle" em 2000. A Racing Champions Ertl e seu sucessor RC2 foram compradas pela Tomy em 2011. Em 2015, a Round 2 obteve os direitos de produção e comercialização da marca Racing Champions e reintroduziu as ferramentas anteriormente utilizadas pela Racing Champions Mint e pela Ertl American Muscle. [14]