O SSh-36 (em russo: СШ-36, de стальной шлем, stal'noy shlem, lit. "capacete de aço") foi um capacete de combate de aço desenvolvido e usado pelo Exército Vermelho. Foi projetado por Aleksandr A. Shvartz e começou a ser produzido em 1936. Seu grande aro frontal e largos alargamentos sobre as orelhas forneceram boa proteção para o usuário. O M35 alemão, introduzido um ano antes do SSh-36 russo, serviu de modelo para o desenvolvimento do SSh-36. O SSh-36 também foi equipado com uma crista na parte superior, que permitia a ventilação. Houve também alegações apócrifas de que a crista foi projetada para desviar golpes de sabre.
Os primeiros SSh-36 eram feitos com forros de couro frágeis. Devido à falta de confiabilidade desses primeiros modelos contendo forros de couro, variações posteriores foram introduzidas com forros de tecido. Problemas semelhantes também foram encontrados com as primeiras tiras de couro, de modo que as tiras de couro também foram eliminadas em favor dos modelos de tecido. Ao longo de sua produção foram produzidos quatro tamanhos: pequeno, médio, grande e extra grande.
O SSh-36 foi usado por soldados soviéticos em várias campanhas do final dos anos 1930 e início dos anos 1940, incluindo a campanha Khalkin Gol contra os japoneses em 1939 (dando-lhe o apelido de "Khalkingolka"),[1] a Guerra de Inverno Finlandesa de 1939-1940, a invasão da Polônia em 1939, as invasões de 1940 dos estados bálticos e da Bessarábia, e na Segunda Guerra Mundial, ou como é conhecida na Rússia, a Grande Guerra Patriótica. Também foi distribuído aos soldados republicanos da Guerra Civil Espanhola em conjunto com o apoio soviético ao governo espanhol.
A produção do SSh-36 terminou em 1941, e hoje é um item raro e caro para seus colecionadores.