Skyglobe

Skyglobe
Desenvolvedor Mark A. Haney
Lançamento 1993 (30–31 anos)
Sistema operacional MS-DOS
Microsoft Windows
Gênero(s) Software de planetário
Licença Freeware
Página oficial www.adamhome.com/skyglobe.htm

Skyglobe é um programa de astronomia para MS-DOS e Microsoft Windows desenvolvido pela primeira vez no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, e originalmente vendido como Shareware[1] mas agora disponível como freeware de código fechado.[2] Ele traça as posições das estrelas, objetos Messier, planetas, sol e lua.[3][4]

Skyglobe foi projetado por Mark A. Haney e sua empresa KlassM Software Inc. em Ann Arbor, Michigan, e lançado pela primeira vez em 1989, depois que Mark se formou em ciência da computação pela Michigan State University. O uso do Skyglobe ainda é sugerido aos alunos da Villanova University.[5]

Os usuários registrados da versão MS-DOS receberam software adicional, como um protetor de tela Skyglobe e Crystal Sphere, um aplicativo que simula as 3.800 estrelas mais próximas do sistema solar. Crystal Sphere pode ter sido o progenitor do CircumSpace, o simulador de vizinhança estelar subsequente da KlassM Software, exibindo as cercas de 7,780 estrelas mais próximas.[6]

Ao menos duas versões do Skyglobe foram lançadas posteriormente para Microsoft Windows, sendo listadas como versões 1.0, 2.0, 2.02 e 4.0, bem como outras possíveis iterações entre elas. Skyglobe para Windows (também conhecido como SG4WIN) está disponível gratuitamente online.

O Skyglobe é responsável pela precessão da Terra em seus cálculos e, portanto, deve ser preciso para dezenas de milhares de anos no passado e no futuro, mas seu manual adverte que as posições dos planetas podem não ser precisas em toda essa faixa (pois diz que "suas coordenadas estão aproximadamente corretos para trás e para frente, conforme temos dados").[7]

O Skyglobe usa o calendário juliano até 4 de outubro de 1582 e o calendário gregoriano a partir de então. Não tem ano zero.

Interface de usuário

[editar | editar código-fonte]

Na versão DOS do Skyglobe, os comandos são, especialmente baseados em teclas e, por padrão, as teclas disponíveis são listadas na tela para referência. As teclas existem para ajustar a localização do visualizador, a direção de visualização e o tempo (todos são mostrados na tela por padrão) e para controlar quantos objetos são renderizados. Há também um controle de zoom e uma função para procurar objetos específicos. Se o objeto que está sendo procurado não estiver acima do horizonte, mas estiver nas próximas 24 horas, o Skyglobe ajustará a hora adequadamente.

Um mouse pode ser usado para mudar a direção de visualização ou apontar para objetos; o objeto sob o mouse será nomeado no canto inferior esquerdo da tela, juntamente com suas coordenadas horizontais e equatoriais. Clicar com o mouse recentralizará a exibição nesse ponto, e clicar com o botão direito "bloqueará" essa posição ou objeto no centro da exibição para que você possa segui-lo mais facilmente ao longo do tempo. (Também é possível bloquear objetos usando comandos de teclado.)

Skyglobe pode ser feito para animar as mudanças de qualquer um de seus parâmetros com sua função "turbo", mais comumente usada para acelerar o tempo. A função turbo pode animar as mudanças de séculos ou milênios para demonstrar a precessão.

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Skyglobe», especificamente desta versão.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]