Stapelia hirsuta

Stapelia hirsuta
Classificação científica edit
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Angiospermae
Clado: Eudicotyledoneae
Clado: Asterídeas
Ordem: Gentianales
Família: Apocynaceae
Gênero: Stapelia
Espécies:
S. hirsuta
Nome binomial
Stapelia hirsuta

Stapelia hirsuta, nome comum cacto-estrela, flor-estrela ou estapélia,[1] é uma espécie de planta com flores pertencente à família Apocynaceae .

Nome e sinônimos

[editar | editar código-fonte]

O epíteto genérico Stapelia foi nomeado em homenagem a Johannes van Stapel, quem primeiro descreveu a planta, enquanto o nome específico [2] significa "peludo" em Latim.


Sinônimos
Haste mostrando as ranhuras côncavas características entre os quatro ângulos

Os caules da Stapelia hirsuta são subquadrangulares em seção transversal, cerca de 20 cm de altura e 1 a 2 cm de largura. Ramificações côncavas ocorrem verticalmente ao longo dos caules, entre seus quatro ângulos. Esta característica pode por vezes ajudar a distinguir S. hirsuta de muitas outras espécies de Stapelia com as quais co-ocorre naturalmente (por exemplo, Stapelia rufa, Stapelia engleriana ) as quais normalmente têm caules que também são subquadrangulares, mas que são mais arredondados em secção transversal. A superfície dos caules da S.hirsuta também costuma ser pouco pubescente. Os rudimentos das folhas têm 1-2 mm de comprimento. As populações que crescem em arenitos podem ter caule liso, com manchas roxas. [3] [4]

As flores são planas, muito felpudas, vermelho-escuras e parecidas com carne podre. A corola pode atingir uma largura de cerca de 5 a 15 cm . O cheiro de carniça serve para atrair diversos polinizadores, principalmente moscas. O período de floração estende-se do final do verão até o final do outono.

Esta espécie é extremamente variável, com várias subespécies e muitos híbridos. [2]

  • Stapelia hirsuta baylissii
  • Stapelia hirsuta gariepensis
  • Stapelia hirsuta tsomoensis
  • Stapelia hirsuta vetula

Distribuição e habitat

[editar | editar código-fonte]

Esta espécie é endêmica da África do Sul e do sul da Namíbia . [2]

Sua ampla distribuição se estende ao longo do extremo sul da árida região de Karoo, por todo o "Little Karoo " no sul do Cabo, até o extremo oeste até Robertson Karoo e Swartland, nos arredores da Cidade do Cabo . Pode ser encontrada principalmente nas áreas de chuva de inverno, no extremo oeste da África do Sul, em direção ao norte através da região de Namaqualand, no extremo norte até o sul da Namíbia. É ausente do interior da África do Sul . [3]

Referências