Stille Omgang

Ficheiro:Host miracle 1345.jpg
Uma pintura com nove painéis contando a história do milagre

A stille omgang ("Caminhada silenciosa" ou circumambulação) é um ritual informal que serviu como substituto para as procissões católicas romanas que foram proibidas após a Reforma na Holanda no século XVI. Mais conhecido é o Stille Omgang de Amsterdam, que ainda é apresentado todos os anos em março.

Este passeio comemora o Milagre da Hóstia de 16 de março de 1345, um milagre eucarístico que envolveu um vômito de um moribundo ao receber o Santíssimo Sacramento e os últimos ritos. A Hóstia foi então, devido aos regulamentos litúrgicos, colocada no fogo, mas milagrosamente permaneceu intacta e pôde ser retirada das cinzas no dia seguinte. Este milagre foi rapidamente reconhecido pelo município de Amsterdã e pelo bispo de Utrecht, e uma grande capela de peregrinação, a Heilige Stede ("Local Sagrado") foi construída onde a casa estava, e a Heiligeweg ("Caminho Sagrado") como o principal rota de peregrinação para ele.

O Stille Omgang caiu de uma prática individual desde o século XVII, mas foi revivido em uma forma coletiva em 1881, imitando assim a procissão medieval para o Milagre. Durante a década de 1950, cerca de 90.000 católicos, de toda a Holanda, caminharam a Caminhada Silenciosa, atualmente cerca de 5.000 pessoas (2016) participam dela,[1][2] após a Missa em uma das igrejas de Amsterdã. A Caminhada ocorre sempre na noite de sábado para domingo após o início do Mirakelfeest, que é na primeira quarta-feira após 12 de março.

Referências

  1. «Bijna 8000 mensen lopen Stille Omgang». De Stentor. 18 de março de 2012. Consultado em 18 de março de 2012 
  2. «Durf écht vrij te zijn». Katholiek Nieuwsblad. 16 de março de 2012. Consultado em 18 de março de 2012. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]