Studie

Studie é uma empresa japonesa de tunin da BMW e uma equipe de corrida GT World Challenge Asia que participa da classe GT4. Costumava participar da classe Super GT300.

Studie foi fundada em 1995 em Yokohama como um revendedor e desenvolvedor de peças BMW. Atualmente, eles têm quatro filiais no Japão. Eles também fornecem suporte para equipes e indivíduos que usam carros BMW em esportes motorizados.

Participação da Temporada Super GT

[editar | editar código-fonte]

Começaram participando da classe GT300 em Super GT desde 2008 (onde têm parceria com a Advance Step) com um BMW Z4 (E85), o primeiro carro BMW da história do Super GT. [1] No entanto, a cobertura da mídia vem principalmente de sua adoção de um tema Itasha (tema de personagem principalmente envolvido com personagens de animação ou mangá) em seu carro, que é ocasionalmente visto nas estradas do Japão, mas não comumente visto em circuitos, mesmo Studie não foi o primeiro faça isso.

O tema que eles usam em seu carro é Vocaloid, um software de sintetização de canto desenvolvido pela Yamaha .

Temporada 2008

[editar | editar código-fonte]

Studie anunciou sua participação no Super GT em abril de 2008, usando o nome da equipe Studie GL @ D e Asuda Racing, que planejavam participar da corrida de Suzuka, Motegi e Fuji. para se ajustar ao regulamento de potência, eles trocaram o motor original por um S62B45 desafinado usado por um BMW M5 . Embora tenham recebido antecipações como sendo o primeiro carro BMW em Super GT (devido ao sucesso do Z4 em corridas menores do Super Taikyu ), a equipe surpreendeu a todos com o anúncio de sua adoção de "Itasha", que era desconhecida até duas semanas antes da corrida.

Eles estrearam na sessão de treinos em Suzuka 1000km, mas, forçados a desistir da corrida devido à violação do regulamento da parte de combustível. Eles também enfrentaram um problema de motor em Twin Ring Motegi que os obrigou a não participar da corrida. Eles iriam começar com sucesso sua primeira corrida em Fuji, terminando em 18 de 24 carros.

Temporada 2009

[editar | editar código-fonte]

Studie participou de toda a temporada de 2009 (exceto Malayasia ) usando o nome da equipe Studie GL @ D Racing . Eles usam principalmente o mesmo carro, exceto pequenas mudanças de imagem de modificação nas três primeiras corridas. Eles pularam a corrida de Sepang para terem tempo de fazer uma grande modificação em seu carro, incluindo a troca de seu motor para o S65E40 que era usado pelo E92 M3 no ALMS . Bem como uma transmissão sequencial usada pela maioria das equipes.

A modificação foi um sucesso, pois eles conseguiram seu primeiro ponto de piloto na corrida Autopolis . Apesar de terem mostrado resultados impressionantes nos treinos e nas eliminatórias, eles também sofreram 3 desistências em sessões de corrida (das 7 largadas).

Temporada 2011

[editar | editar código-fonte]

A equipe originalmente planejava participar como AS Studie Racing na temporada de 2010. Mas como um de seus principais parceiros, Advance Step, mudou-se para a série Super Taikyu com a Team Kyosho, eles não participaram naquela temporada, enquanto seu principal patrocinador, Goodsmile Company, mudou-se para a equipe de trabalho da Porsche COX Japan naquela temporada. No entanto, após o final da temporada de 2010, eles decidiram retornar à série como StudiexGSR, mais tarde eles fariam uma parceria com a TeamUKYO, uma equipe do ex-piloto de F1 Ukyo Katayama . Eles também convidaram Nobuteru Taniguchi, veterano do Super GT, que sua equipe anterior RE Amemiya retirou da série, para a parceria com Taku Bamba.

Eles usaram o BMW Z4 GT3 usado anteriormente pela Schubert Motorsport, que já havia se classificado em 4º na temporada do Campeonato Europeu FIA GT3 de 2010 e vencendo o Dubai 24 horas em 2011. Eles também mantêm a pintura estilo itasha, que é semelhante à usada em 2009.

Sua equipe classificou-se em 5º e 4º nas duas primeiras corridas da temporada, e eles participam de seu primeiro evento fora do Japão, no Circuito de Sepang, que é um memorial por terem terminado da pole até a vitória, ambas são a primeira vez desde a fundação da equipe . Eles iriam ganhar a Rodada 6 em Fuji, e a Rodada 8 em Motegi para concluir a temporada com um campeão de classe, tanto o primeiro campeão geral de JGTC / Super GT para a equipe quanto como carros BMW.

Temporada 2016

[editar | editar código-fonte]

No anúncio da atividade do plano de esportes motorizados em 3 de março de 2016, o BMW Sports Trophy Team Studie passou a ser a equipe oficial de terceirização da BMW, mudando o nome da equipe para BMW Team Studie. O piloto da equipe é Jörg Müller que atuou no desenvolvimento do M6 GT3 e do Seiji Ara, respectivamente.

Além disso, nesta temporada, patrocinadores e manutenção também foram alterados. O patrocinador, também para além da Steiff que apoiou a equipa como principal patrocinador para isto, como "patrocinador principal duplo", marca que trata do sabonete e sais de banho populares para a mulher, é a Sabon. O planejamento da rainha da corrida da equipe Sabon de se tornar uma unidade Quirky até "MUSE (Muse)" agora chamada.

Eles usaram o BMW M6 GT3 para substituir o velho Z4 GT3 e receberam suporte adicional da BMW em colaboração com a BMW Japão este ano. E a garagem de manutenção muda de RS Fine para Eifel Motorsorts.

  1. BMW cars have participated the JGTC with E90 M3 until 2002, however not participated any races after the series reforming into Super GT <<- not possible since the E90 M3 was launched in 2007.