A Sun Industry Standards Source License (SISSL) agora é uma licença gratuita e de código aberto aposentada[1], reconhecida como tal pela Free Software Foundation (FSF)[2] e pela Open Source Initiative (OSI)[3]. Sob o SISSL, os desenvolvedores podem modificar e distribuir livremente o código-fonte e os binários derivados. Além disso, os desenvolvedores podem optar por manter suas modificações privadas ou torná-las públicas. No entanto, o SISSL é único entre as licenças aprovadas pela OSI ao exigir que "As Modificações que Você criar devem cumprir todos os requisitos estabelecidos pelo corpo de Normas em vigor cento e vinte (120) dias antes de Você enviar a Versão Contributor". Se as Modificações não estiverem em conformidade, a SISSL torna-se uma licença copyleft, e a fonte deve ser publicada "nos mesmos termos desta licença [SISSL] isenta de royalties no prazo de trinta (30) dias".[4]
Vários projetos de código aberto financiados pela Sun Microsystems[5] foram licenciados sob SISSL, incluindo OpenOffice.org e Sun Grid Engine (SGE). Versões posteriores do OpenOffice.org foram licenciadas duplamente sob o SISSL e LGPL até a aposentadoria do SISSL, momento em que o OpenOffice.org foi relicenciado apenas sob o LGPL. O Sun Grid Engine parece ainda estar coberto pelo SISSL.
A Sun retirou a licença Sun Industry Standards Source O diretor de código aberto da Sun, Simon Phipps, anunciou a retirada da licença em 2 de setembro de 2005 para combater a proliferação de licenças. Ele agora está listado pela OSI como "retirado voluntariamente" pela Sun, e a página de licença da OSI declara que "a Sun deixou de usar ou recomendar esta licença". A Sun desenvolveu a Common Development and Distribution License, uma variante da Mozilla Public License e posteriormente lançou o OpenSolaris e o GlassFish Application Server sob essa licença.