Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2020) |
Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. (Agosto de 2020) |
A síndrome de Sly, também conhecida como mucopolissacaridose do tipo VII (MPS VII) é uma doença hereditária do metabolismo causada por erros que levam à falta de funcionamento adequado de determinadas enzimas. No lisossomo, existem mais de trezentas enzimas para fazer a digestão de cada substância do organismo e quando existe uma enzima que não funciona temos uma doença de depósito lisossomal, pois como a substância não é digerida será acumulado dentro do lisossomo, deixando a célula grande.
O lisossomo é uma organela citoplasmática com função de digerir e transformar, dentro da célula, grandes moléculas em pequenas, para poderem ser utilizadas ou reutilizadas. No interior desse, existem mais de trezentas enzimas para fazer a digestão de cada substância metabólica. Quando existe uma enzima que não funciona direito temos uma doença de depósito lisossomal, pois como a substância não é digerida será acumulada dentro do lisossomo, deixando a célula grande, e consequentemente o órgão que contem esta organela em excesso também aumentará de tamanho.
O gene envolvido na doença é o GUSB, que está localizado no cromossomo 7q11.21, e é de 21-kb de comprimento, e contém 12 éxons. Ocorrem mais de 45 mutações diferentes (90% eram mutações pontuais) no gene GUSB, responsável por fornecer instruções para produzir a enzima beta-glucuronidase (β-glucuronidase), a qual está envolvida na degradação de moléculas grandes de açúcar chamadas glicosaminoglicanos (GAG) - originalmente nomeadas de mucopolissacarídeos, que é onde está a explicação do nome da alteração. Essas mutações reduzem ou eliminam completamente a função de β-glucuronidase, levando à acumulação de GAGs dentro das células, especificamente dentro dos lisossomos.
Síndrome de Sly ou mucopolissacaridose tipo VII é uma doença extremamente rara caracterizada por uma deficiência da enzima lisossomal chamada beta-glucuronidase, acumulando nesse caso dermatan e heparansulfatos. Existem diferentes formas clínicas desta síndrome, com a expressão do gene, em alguns casos são apresentadas semelhantes a síndrome de Hurler ou tipo mucopolissacaridose I. É importante expor que "Sly" apresenta graus diferentes de manifestações, que vai do leve ao grave, como um portador ter atraso mental e em outros casos não há esse atraso. Pode-se dividir a MPS VII em três formas:
Doenças de depósito lisossômico afeta 1 em cada 7.000 nascidos vivos e 90 por cento das pessoas com as doenças têm envolvimento cerebral. O que encontramos com Síndrome de Sly tem alguma importância para todas as doenças também.
A terapia tem como alvo diretamente areverter a acumulação de substrato que está presente no lisossomo, utilizando da manipulação genética. Desde que William S. MD, Sly (presidente do departamento de bioquímica e biologia molecular na Universidade de Saint Louis), descobriu esta doença rara, em 1969, outros cientistas e o mesmo conduziram pesquisas para saber mais sobre como tratá-la. Ele diz que suas descobertas recentes têm significado para além de tratar a doença extremamente rara que leva seu nome. Atualmente estes trabalhos estão em andamento com abordagem de fármacos (em vários modelos animais, como ratos mutantes, gatos, cães), para reverter a característica principal desta doença: a não cura. O acompanhamento está relacionado com diversas áreas como Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pneumologia e com a Odontologia, em que os cuidados devem ser mais intensos, pois são descritas alterações dentárias nos pacientes de todos os tipos de mucopolissacaridoses, principalmente defeitos no esmalte de dentes decíduos e permanentes, alterações no número e anatomia (formato) dos dentes, hipertrofia gengival (aumento do volume gengival), problemas ortodônticos (mordida aberta anterior, mordida cruzada, palato estreito e profundo), limitação articular para abertura bucal, bruxismo (ranger dos dentes), atraso na erupção dentária permanente, cáries, língua em protrusão (para fora da boca).