Tempest 2000 | |
---|---|
Produtora(s) | Atari Corporation, Llamasoft |
Editora(s) | Atari Corporation |
Plataforma(s) | Atari Jaguar |
Lançamento |
|
Modos de jogo | Single Player |
Tempest 2000 é um jogo para o Atari Jaguar lançado em 1994 como um remake feito por Jeff Minter do jogo Tempest feito por Dave Theurer para arcade de 1981.
Tempest 2000 possui jogabilidade diferente do jogo que o originou, Tempest, adicionando fases de bonus, power ups coletáveis, inimigos diferentes e mais sofisticados e fases desenhadas de maneira muito superior.
O jogo contém um total de 100 tipos de fases, com novos frames e cores variando a cada 15 níveis. Em todas versões, o progresso do jogador é salvo a cada dois níveis, e os jogadores podem continuar do ponto onde pararam, uusando passwords (no jogo é chamado de key) para retornar do ponto onde o jogo foi salvo.
Power ups aparecem no jogo como pequenas polígonos flutuantes que aparecem após os inimigos serem destruídos, flutuando até o jogador. Obtendo estes power 'ups, o jogador ativará novas capacidades da nave:
Se um power-up é coletado quando o jogador começa a destruir a teia, ele aumenta consideravelmente a intensidade do som de uma mulher dizendo "Yes! Yes! Yes!" que é todado, e o primeiro power-up na fase seguinte será o A.I. Droid.
Tempest 2000 foi não oficialmente lançado para outras plataformas como PC rodando em MS-DOS, Macintosh, Sega Saturn e Playstation. Mais tarde também teve uma versão com muitas mudanças de sesing chamada Tempest X3. Interplay lançou uma versão para Windows posteriormente.
A versão para MS-DOS contém opcionais versões de música AdLib e Roland MT-32 A versão para Windows foi renderizada em alta resolução, e possui alguns bugs únicos, como os pontos dos níveis de bônus serem contados errados.
A versão do Sega Saturn, programada pela High Voltage Software, usa uma limitada soma de canais de som, causando um som escasso. O terceiro tipo de níveis de bônus foi completamente removida.
Tempest X3, a versão de PlayStation, foi lançada em 30 de novembro de 1996, com atualizações de som e gráfico. Todavia, a jogabilidade é diferente da versão original de Tempest 2000, identificada por Jeff Minter em um post em Maio de 2008 na Usenet
Entrando-se com o nome "YIFF!" na tela de esxores será ativado um modo secreto, permitindo ao jogador escolher jogar o Tempest 2000 original; mas, alguns escores altos neste modo não são salvos, a música (capturada do módulo wave original) é abafada e os efeitos sonoros do Particle Laser contra os Spikes não foram restaurados do jogo original.
A versão Tempest X3 do Playstation inclui suporte para o controle rotativo da Nanco neGcon.
Jeff Minter retornou ao gênero original com Tempest 3000 e novamente com Space Giraffe
Tempest 2000 foi iniclamente rejeitado pelo criador do Atari Jaguar, mas foi considerado um dos melhores jogos do Jaguar O jogo foi muito bem recebido pela crítica nas revista de vídeo game como GamePro, Electronic Gaming Monthly (ganhou o título da EGM de jogo do mês) e Diehard GameFan. A crítica também elogiou muito a intensidade da trilha sonora Techno do jogo. Um CD vendido separamante com a trilha sonora do jogo; essa base foi adotada em todas conversões de jogo que viriam.
A versão original da trilha sonora do jogo para Jaguar foi criada por Ian Howe, Alastair Lindsay e Kevin Saville[carece de fontes] of Imagitec Design Inc. (AKA Dream Weavers),[1] que criaram a trilha sonora para Jeff Minters no jogo Defender 2000 para Atari Jaguar.
Estas músicas foram compostas no Commodore Amiga utilizando o formato de arquivos MOD, embora as outras versões lançadas utilizavam música de CD. Na época do lançamento, a trilha sonora do jogo também podia ser comprada em CD diretamente da Atari.
A versão em CD-ROM para Windows também incluia as músicas no formato CD, que podiam ser tocadas no drive de CD-ROM durante o jogo. Este CD podia ser tocado em um tocador de CD comum, mas a Atari não avisava isso, e vendia o CD apenas como um adicional no pacote do jogo.
Este era um controle opcional do tipo rotary (similar ao controle do arcade Tempest) do jogoTempest 2000 no Atari Jaguar, mas havia dois obtáculos:
Tempest 2000 foi escolhido o melhor jogo do Jaguar em 1994 pela revista EGM.[2][3][4]