Território de Montana

Território de Montana em destaque na cor roxa, no ano de 1864 (a Divisória Continental está representada na linha pontilhada).

O Território de Montana foi um território organizado dos Estados Unidos, que existiu entre 28 de maio de 1864 e 8 de novembro de 1889,[1] quando foi admitido na União como Montana.A primeira capital desse território foi Bannack, hoje uma cidade fantasma.

A fronteira entre o Território de Washington e o Território de Dakota era a Divisão Continental (conforme mostrado no mapa de 1861); no entanto, a fronteira entre o Território de Idaho e o Território de Montana seguia a Cordilheira Bitterroot ao norte de 46 ° 30 ′ norte (conforme mostrado no mapa de 1864). Essa mudança se deveu em parte à unificação da área pelo Congresso com a criação do Território de Idaho em 1863, juntamente com a subsequente manobra política de Sidney Edgerton, que logo seria o primeiro governador territorial de Montana, e seus aliados no Congresso. Eles implementaram com sucesso a mudança de limite que conquistou os vales Flathead e Bitterroot para o Território de Montana.[2] O Ato Orgânico do Território de Montana[3] define a fronteira desde a interseção moderna de Montana, Idaho e Wyoming

Referências

  1. «Enabling Act». U.S. Statutes at Large. 22 de fevereiro de 1889. Consultado em 27 de setembro de 2020 
  2. Malone, Roeder, and Lang 1991, p. 95.
  3. An Act to provide a temporary government, 1864.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Território de Montana
Ícone de esboço Este artigo sobre História dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.