Thilo Martinho

Thilo Martinho
Nascimento 1960
Cidadania Alemanha
Ocupação cantor, músico de jazz, cancionista, guitarrista
Instrumento voz

Thilo Martinho (nome artístico de Thilo Herrmann, Kiel, 1960) é um cantor, guitarrista, escritor alemão.

Nascido em Kiel em 1960 como Thilo Herrmann, ainda criança iniciou seu aprendizado musical, tendo o piano como primeiro instrumento. Posteriormente aprendeu o baixo e a bateria e aos 19 anos o violão.

Três anos após, como instrumentalista e intérprete de folkrock acústico, fazia turnês pelos clubes e festivais de música Folk da Alemanha e Europa.

Descontente com as limitadas possibilidades de expressão do violão de cordas de aço e influenciado pelo guitarrista Espanhol de música Flamenca Paco de Lucia e pelo músico brasileiro Egberto Gismonti, trocou seu instrumento pelo de cordas de nylon, e a partir de então, aprofundou-se no mundo da música clássica, dedicando-se especialmente à guitarra flamenca. Dirigindo-se em seguida para a Espanha, viveu em Andaluzia por muitos anos como guitarrista flamenco.

Em 1995, após uma cirurgia devido a uma hemorragia cerebral de causa genética, Thilo Hermann viu-se em uma cadeira de rodas com a metade de seu corpo paralisado. O diagnóstico médico revelou que perdera para sempre o controle motor sobre o lado direito de seu corpo.

Nos anos seguintes, iniciou sua carreira como cantor e songwriter e ocupou-se predominantemente com a interpretação de músicas espanholas e brasileiras como a Bossa Nova, escrevendo canções em inglês e alemão.

Por motivos legais em 2005 adotou o pseudônimo de Thilo Martinho, sob o qual publicou em 2007 o CD “I Am”, que leva o selo “musaraña records”, nada mais é que o resultado de uma viagem musical entre a Bossa Nova, a música latina, o Jazz, a musica Flamenca e World-Music. “I Am” é quadrilíngue: inglês, português, espanhol e alemão. Neste CD, está a a gravação da canção “Wie Das Wasser”, que trata-se uma salsa arranjada em estilo Bigband, com um texto lírico alemão.

Com "Wie Das Wasser", Thilo Matinho obteve o primeiro lugar na categoria “World Music” no concurso internacional de canções “UNISONG“ em Los Angeles, no ano de 2008[1].

Esta mesma canção ficou entre as finalistas no “John Lennon Songwritingcontest” 2008[2].

Thilo Martinho voltou a sua vida de músico e concertista em turnês, desde a superação de sua doença, apresenta-se em clubes e teatros.

  • 2000: Granaina (auto-edição)
  • 2003: Roam & Ride (temple records)
  • 2007: I Am (musaraña records)
  • 2014: Brisa Latina (musaraña records)

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]